Qual a principal característica de uma ligação iônica?

Pergunta de Madalena Renata Baptista em 30-05-2022
(42 votos)

Química. Uma ligação entre íons ocorre com a transferência definitiva de elétrons, essa ligação é caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre íons. A atração que existe entre íons negativos (ânions) e positivos (cátions) dá origem à ligação iônica.

Qual é a principal característica de uma ligação iônica?

Características das ligações iônicas

Diferentemente das ligações covalentes, em que há o compartilhamento de elétrons, nas ligações iônicas os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. Também chamada de ligação eletrovalente, a ligação iônica é produzida entre íons (cátions e ânions), daí o termo "iônica".


Qual a principal característica das ligações iônicas é covalentes?

Ligação iônica é o nome dado a uma das três formas como os átomos podem interagir entre si. As outras formas de interação entre átomos são a ligação covalente, que ocorre entre átomos de ametais, hidrogênios, ou ametal e hidrogênio, e a ligação metálica, a qual acontece somente entre átomos de um mesmo metal.

Qual a principal característica dá ligação ligação covalente?

Ligação covalente é uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos.

Quais as características das ligações covalentes exemplifique?

A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais, com a finalidade de ficarem estáveis.

Ligação Iônica - Brasil Escola


19 curiosidades que você vai gostar

Quais são as principais características das ligações covalentes Cite dois exemplos?

Como exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.

Como identificar uma ligação iônica?

Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.

O que é ligação iônica Cite exemplos?

Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio ($$$^{11}Na$$$) e cloro ($$$^{17}Cl$$$).

O que é uma ligação iônica?

A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.



Outras questões

O que é que um instrumentista faz?

Quando o assédio virou crime?

Para que serve chá de alecrim na Umbanda?

Quanto pesa um litro de mel?

Qual é a origem dos lisossomos?

O que e um adjetivo?

Quanto custa xbox one?

Qual o melhor horário para gestante tomar ácido fólico?

Qual o tipo de alimentação das aranhas?

Como evitar tratar a ocorrência de um deadlock?

Qual é a cor de cabelo mais rara do mundo?

Quanto é um bilião?

Quanto tempo dura um transplante de coração?

Quais são os 6 mais importantes biomas do Brasil?

Qual é o verdadeiro país do futebol?

Quanto gasta uma air fryer por mês?

Quais os locais de aplicação intramuscular?

Qual é a diferença entre bem e bom?

O que é medronho?

Qual é o nome científico da planta babosa?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com