O primeiro passo no controle do ativo imobilizado é fazer um inventário dos bens da empresa. Dependendo do porte da empresa essa atividade pode ser demorada, principalmente pela quantidade de ativos e complexidade de suas descrições. É importante que o inventário dos bens de uma empresa seja feito periodicamente.
Na hipótese de aquisição do imobilizado com pagamento à prazo ou à vista, basta debitar o valor correspondente á aquisição e creditar a conta de fornecedor (se compra à prazo) ou Caixa/Bancos Cta. Movimento (se à vista). Nota: registrar, também, o ICMS sobre a aquisição do imobilizado, quando cabível.
De acordo com a legislação, no Ativo Imobilizado são considerados os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à empresa os benefícios, riscos e controle desses bens (Inciso IV do ...
O IAS 16 Property, Plant and Equipment estabelece procedimentos contábeis para o ativo permanente imobilizado. Os principais aspectos considerados, no âmbito do normativo, são o reconhecimento dos ativos, a mensuração, a depreciação e as perdas por imparidade desses ativos.
Pela legislação, são considerados ativos imobilizados todos os bens de caráter permanente que tenham valor acima de R$1,2 mil ou vida útil acima de um ano. Caso o ativo não cumpra esses requisitos, ele deve ser lançado como despesa de mobilidade de pequeno valor e não é imobilizado.
Para se contabilizar a compra de um ativo imobilizado, esta movimentação deve estar previamente documentada, ou seja, o bem deve ser sempre acompanhado de nota fiscal. Sem a documentação prévia, o bem estará contabilmente impossibilitado de ser escriturado regularmente.
REGISTRO CONTÁBIL DEVE SER DE ACORDO COM A FINALIDADE DE USO Se, o veículo for adquirido para uso da empresa, deve-se contabilizar na conta de “VEÍCULOS”. Se, o veículo for adquirido para Doações, por exemplo, deve-se contabilizar na conta de “DESPESAS COM DOAÇÕES”.
Em contabilidade os ativos imobilizados são representados por bens e direitos que a empresa adquire para manter suas atividades em funcionamento, como por exemplo os edifícios, terrenos, máquinas, etc....Exemplos de ativos imobilizados
Portanto, o ativo imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos tangíveis (corpóreos) necessários à manutenção das atividades da empresa, cuja sua vida útil seja maior ou igual a 1 ano.
Bom, o ativo imobilizado de uma empresa são todos os bens destinados à manutenção de suas atividades ou exercidos com essa finalidade, esperando ele seja utilizado por mais de um período.
Porém, a empresa fica obrigada a manter o controle patrimonial por cinco anos — um esforço extra que pode não compensar. Qual a importância do controle do ativo imobilizado? A gestão dos ativos imobilizados é vista como uma forma de cumprir as obrigações fiscais e evitar os problemas com o Fisco.
O custo de um Ativo Imobilizado corresponde ao seu valor de aquisição ou de construção. No caso de ser fruto de doação, o valor considerado pode ser o de mercado.
Depreciação do item de ativo imobilizado. A depreciação do item de ativo imobilizado deve ocorrer durante a sua vida útil. A vida útil de um ativo é o tempo, determinado pelo fabricante, em que o produto tem validade e terá bom desempenho.
Qual o integrante mais novo do BTS?
Quais os benefícios do suco de batata crua?
O que é endereçamento da petição?
Como ganhar dinheiro investindo 1000 reais por mês?
O que significa over no bet365?
Para que serve o sulfeto de sódio?
Quem tem hipermetropia pode operar?
Quando o SUS não pode atender as necessidades do paciente o que fazer?
Qual foi o primeiro grande romance naturalista brasileiro?
O que significa Barry em português?
O que são Enantiômetro e quiralidade?