Demerval Saviani, em sua obra Educação: do senso comum à consciência filosófica, diz que os problemas que o ser humano enfrenta durante a sua existência o leva a filosofar. Trata-se de um problema não particular, mas no sentido filosófico, quer dizer, um problema do gênero humano.
O afrontamento, pelo homem, dos problemas que a realidade apresenta, eis aí, o que é a filosofia. Isto significa, então, que a filosofia não se caracteriza por um conteúdo específico, mas ela é, fundamentalmente, uma atitude; uma atitude que o homem toma perante a realidade.
Para Saviani a Filosofia é radical pois exige que o problema seja colocado em termos radicais, isto é, que se busque as raízes das questões, até seus fundamentos.
Dermerval Saviani acredita que a escola deve lutar contra a seletividade, a discriminação dos alunos, mas que o aluno também deve fazer sua parte, pois se somente se considerar uma peça sem qualquer importância no sistema conseguirá promover a mudança necessária para o bem de toda a sociedade e do próprio sistema.
Escreveu Dermeval Saviani: “Para a Pedagogia Histórico-Crítica, a educação é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens”.
15 curiosidades que você vai gostar
Comenius defendia a necessidade da educação das crianças em idade tenra, aconselhando, para esse fim, que se construíssem escolas maternais; desta forma estes seres teriam a chance de conquistar desde cedo conhecimentos básicos que poderiam ser desenvolvidos depois.
A Filosofia Radical é uma filosofia de seu tempo, isto é, “[...] dotada de consciência histórica: por isso, deve investigar também a origem da estrutura social do presente. [...] deve refletir historicamente sobre si mesma, sem abandonar a pretensão à validade universal de seus ideais”.
Quer dizer, é preciso que se vá até às raízes da questão,até seus fundamentos. Em outras palavras, exige-se que se opere uma reflexão em profundidade.
A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.
A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.
A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto desde que se possa produzir um conhecimento válido a partir de sua argumentação. Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, à lógica, à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Philo quer dizer “amizade, amor fraterno”, sophia quer dizer “sabedoria”. Filosofia, portanto, significa “amizade pela sabedoria”.
Dermeval Saviani, em seu livro Do senso comum à consciência filosófica define a filosofia como uma reflexão que possui três características que se complementam. clareza, objetividade e sistemática. dogmática, reflexiva e crítica.
Radicalidade: é necessário que a reflexão filosófica seja radical, ou seja, que ela busque a raiz, a origem, os fundamentos. O conhecimento que não vai às raízes da questão, é um conhecimento ingênuo ou é manifestação de uma consciência ingênua. Totalidade: a filosofia está interessada na reflexão sobre a totalidade.
Porque procura as raízes do problema em questão. Porque procura sempre cumprir com rigor, através de um método próprio, as exigências da reflexão filosófica, não se limitando ao senso comum.
A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.
Rigorosa: Em segundo lugar e como que para garantir a primeira exigência, deve-se pro- ceder com rigor, ou seja, sistematicamente, segundo métodos determinados, colocando-se em questão as conclusões da sabedoria popular e as generalizações apressadas que a ciência pode ensejar.
Possui como característica principal a união entre a cultura filosófica grega antiga com a religião cristã, que teve seu apogeu no período. A Idade Média foi marcada pela forte influência da Igreja Católica. ... A filosofia medieval buscou conciliar duas áreas, até então, distintas: a razão científica e a fé cristã.
A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.
De maneira sucinta, a filosofia da educação possui como objetivo primordial esclarecer o conhecimento educacional, priorizando as teorias pedagógicas, através de análises dialéticas, lógicas e retóricas.
Comenius foi inovador em vários aspectos. Defendia, por exemplo, o acesso das crianças pobres e das mulheres à escola, algo que não ocorria até então. Além disso, acreditava que os textos escritos utilizados em sala de aula deveriam seguir a língua nativa dos alunos, em vez de latim.
Através dessa relação, reafirma-se o quão necessário é discutir educação, formação de professores e didática, sendo estes três pilares que se complementam e são debatidos desde um período em que não se pensava estruturalmente acerca disso.
Froebel defendia a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, com características específicas, antecipando as idéias do suíço Jean Piaget (1896-1980). Froebel detectou três estágios: primeira infância, infância e idade escolar.
As principais características da filosofia moderna estão pautadas nos seguintes conceitos:Antropocentrismo e Humanismo.Cientificismo.Valorização da natureza.Racionalismo (razão)Empirismo (experiências)Liberdade e idealismo.Renascimento e iluminismo.Filosofia laica (não religiosa)
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos.
Qual o valor da passagem de ônibus para Bragança Paulista?
Como cortar imagem no Paint e salvar?
Tem prazo para devolução do auxílio emergencial?
Como recorrer de uma Multa online?
Como é possível a recuperação de emails na lixeira?
Qual o melhor adubo para as hortênsias?
Como resgatar compras no Google Play?
Como recortar uma imagem no In Design?
Como pedir auxílio doença na pandemia?
Como recuperar um sapato de camurça?
Qual ônibus pegar para ir para Bonsucesso?
Porque não recebo Código Caixa Tem?
Como recuperar planta crisântemo?
O que fazer no Alto do Caparaó?
Como funciona o processo de coprocessamento?
O que acontece com o corpo quando se tem diabetes?