São eles Mercúrio e Vênus. Se o planeta tem uma órbita externa à da Terra, ele pode aparecer durante qualquer hora da noite, e seu brilho depende somente da distância e da parcela de sua face que estiver iluminada. Estes são Marte,Júpiter e Saturno.
ELA NÃO POSSUI LUZ PRÓPRIA. OS PLANETAS SÃO ASTROS QUE NÃO TEM LUZ PRÓPRIA E REFLETEM A LUZ QUE RECEBEM DO SOL. NOSSO SISTEMA SOLAR É COMPOSTO POR OITO PLANETAS, SÃO ELES: MERCÚRIO, VÊNUS, TERRA, MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO. CURIOSIDADE: PLUTÃO É UM PLANETA-ANÃO QUE ANTES ERA CONSIDERADO UM PLANETA.
Um planeta é um corpo celeste, ou astro, sem luz própria, que percorre uma órbita ao redor de uma estrela. Oito planetas giram em torno da estrela chamada Sol. São eles, do mais próximo ao mais distante do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Nem todos os astros têm luz própria. São as estrelas como o Sol que produzem energia e dessa forma emitem luz. Outros corpos do Sistema Solar como os planetas, satélites, asteróides e cometas apenas refletem a luz do Sol. Claro que as galáxias, que são grandes conjuntos de estrelas, também emitem sua própria luz.
Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.
28 curiosidades que você vai gostar
Os planetas anões são aqueles que não possuem uma massa suficiente para serem os astros dominantes em sua região. A União Astronômica Internacional (UAI), em agosto de 2006, definiu as características necessárias para que um astro fosse considerado um planeta do Sistema Solar.
Durante o dia, vemos nós, o CÉU AZUL, o SOL e as NUVENS. O céu diurno mostra-se azul porque, esta é a cor de luz que melhor se reflecte ao lado das moléculas do ar, quando o sol as ilumina. Se olharmos o céu de cima, a partir de um avião, a uns dez quilómetros de altura, vemos o céu com uma COR AZUL MAIS ESCURA.
A Lua ocupa o lugar de único satélite natural que a Terra possui, os mesmos (Lua e Terra) estão situados a uma distância aproximada de 3 500 km. Em relação à sua massa, a Lua é superada pela Terra em 80 vezes, isso quer dizer que o nosso planeta é bem maior do que esse satélite.
A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.
A Lua não tem luz própria. O brilho que vemos é a luz do Sol captada por este satélite natural da Terra que depois é refletida para o nosso planeta. Ora, como a Lua gira em torno da Terra, nem sempre a vemos com a mesma forma. Depende da posição em que se encontra.
A Via Láctea é a galáxia de formato espiral em que o Sistema Solar está localizado. Ela é composta principalmente por estrelas, poeiras e gases.
Porém, estimativas mais modernas e recentes são ainda mais grandiosas: existem no Universo cerca de dois trilhões de galáxias! Isso mesmo. O número 2 seguido de doze zeros.
Uma galáxia é um grande grupo de estrelas, poeira e gás presos juntos pela gravidade que se manifesta de diferentes formas e tamanhos. Nossa galáxia é conhecida por Via Láctea ou apenas por Galáxia (com G maiúsculo).
Quando falamos de satélites naturais, estamos nos referindo a um corpo que orbita outro no espaço, assim como acontece com a Lua, o nosso próprio satélite natural. No nosso caso, a Terra gira em torno do Sol, enquanto a Lua gira em torno da Terra (e, consequentemente, também acompanha a órbita ao redor do Sol).
Você consegue encontrar a Lua no seu mapa astral com a sua data, hora e local de nascimento nos sites de astrologia, como o www.astro.com. Se você já entende um pouco mais de astrologia, vale também olhar para a Casa astrológica em que a sua Lua se encontra e juntar as informações da Casa e do signo.
Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.
Durante a noite, com alguns minutos de observação, perceberíamos um céu completamente diferente daquele visto durante o dia. ... A Lua cheia por exemplo, é vista no horizonte leste no início da noite e no horizonte oeste no final da noite. No céu noturno, poderíamos ver estrelas, que sem dúvida chamariam muito a atenção.
Em presença de atmosfera, durante o dia, o céu terrestre mostra-se azulado, e a dispersão da luz estabelece intensidade média de luz que normalmente ofusca os demais astros celestes à exceção do sol e da lua, não sendo aqueles visíveis no céu durante o dia, portanto.
Os astronautas que veem o nosso céu do lado de fora da Terra também veem a cor refletida pelas moléculas da atmosfera, ou seja, também veem o céu da Terra na cor azul. Mas no espaço não há atmosfera, dizemos que lá é um vácuo. Como não há atmosfera, os raios do sol não são espalhados, e o espaço fica escuro.
A principal distinção entre um planeta anão e um planeta é que os planetas têm abriu o caminho em torno do sol, enquanto planetas anões tendem a orbitar em zonas de objetos semelhantes que podem cruzar o seu caminho em torno do Sol.
Planetas anões são muito parecidos com os planetas normais. A gravidade dele é suficientemente forte para que eles sejam esféricos, diferentemente dos asteroides, além de orbitarem em torno do Sol ao longo de uma trajetória repleta de corpos, como rochas e asteroides.
Sendo assim, Plutão acabou sendo rebaixado à categoria de planeta-anão porque, ao seu redor, há um "mar" de outros objetos, já que sua gravidade não é intensa o suficiente para atraí-los e, assim, limpar sua órbita.
Nossa galáxia integra um grupo composto por mais de trinta galáxias, denominado Grupo Local que, por sua vez, pertence ao Superaglomerado de Virgem. Contudo, somente três galáxias se destacam, sendo a maior delas a Galáxia de Andrômeda, visível a olho nu e distante 2,5 milhões de anos-luz.
Nós vivemos no planeta Terra, em uma camada chamada “crosta terrestre”.
Andrômeda, a galáxia mais próxima da Via Láctea, tem um halo quase invisível de plasma difuso muito maior do que se pensava: 1,3 milhão de anos-luz (em alguns lugares, essa distância chega a 2 milhões de anos-luz).
Qual a altura do esgoto da rua?
Como calcular o valor da força elétrica?
Qual a cor que representa a inteligência?
Como se diz meio dia e meio ou meio dia e meia?
Quais são os países mais povoados do mundo?
Como é feito o diagnóstico de Guillain-barré?
O que substitui a manteiga para veganos?
Quanto de proteína uma criança deve ingerir?
Quais os cuidados de enfermagem para a anestesia?
Como saber a qualidade da minha TV?
Qual é a melhor pomada para fungos?
Onde se localiza a safena na perna?
Qual a fama do signo de Peixes?
Quando o TGO é considerado alto?
Quanto tempo demora pra emagrecer fazendo esteira?
Onde está o código de rastreamento na nota fiscal?