Portanto, quando o afastamento da doméstica for inferior a 15 dias, quem paga o afastamento da doméstica é o empregador. Contudo, se o afastamento for superior a 15 dias, o responsável pelo pagamento é o INSS. Caso o empregador descumpra as determinações do Decreto, fica sujeito ao pagamento de multa.
Quando o empregado doméstico trazer um atestado demonstrando que precisa ficar afastado do trabalho por um período superior a 15 dias consecutivos, deve-se fazer o pedido do auxílio-doença. Isso pode ser feito ligando para o telefone 135, ou mesmo por meio do portal do MEU INSS.
O emprego doméstico é regido pela Lei Complementar 150 de junho de 2015, que assegurou novos direitos aos trabalhadores da categoria, como FGTS, adicional noturno, seguro-desemprego, salário-família, entre outros.
Entende-se por empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, conforme dispõe o art.
Afastamento por acidente ou doença do trabalho deve ser enviado ao eSocial até o dia 15 do mês seguinte, se inferior a 15 dias, e no 16° dia se superior. Mesmo um dia deve ser informado.
Como lançar atestado médico no eSocial?
O auxílio-doença para empregada doméstica pode ser solicitado pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS. A segurada deve ser encaminhada pelo empregador para fazer o agendamento de perícia médica. Ao fazer login no Meu INSS, basta clicar em “Agende sua Perícia”.
O usuário poderá informar também a data de término do afastamento no mesmo evento, desde que ele já tenha ocorrido ou que a data do registro não seja superior à data atual acrescida de 15 dias corridos. Assim como o afastamento, o retorno do empregado doméstico as suas atividades também deve ser informado no sistema do eSocial.
O último passo é registrar a data de início do afastamento do empregado doméstico. Deve-se informar se o novo motivo de afastamento é o mesmo do anterior (caso tenha ocorrido). No campo de “observação”, preencher o motivo de afastamento do empregado, seja por doença ou acidente de trabalho.
É fundamental ressaltar que não é possível afastar o trabalhador doméstico sem o pagamento de remuneração, mesmo que não seja exigida a compensação das horas. O empregador poderá optar que a empregada não entre totalmente em quarentena, prestando serviços em alguns dias da semana.
Dependendo do caso, existe, inclusive, o risco de perda da capacidade de trabalhar. Também há a indenização por danos materiais, já que o empregado doméstico pode sofrer algum acidente que compreenda gasto com remédios, tratamentos médicos, consultas e até próteses. Nesses casos, a indenização é aplicada quando o empregador é]
Qual a dinastia chinesa mais antiga?
Estou com descolamento ovular O que é isso?
Qual a diferença entre estados e Distrito Federal?
Como fazer banho de brilho no cabelo castanho escuro?
Quais são as células do exsudato inflamatório?
Quais as doenças que um papagaio pode transmitir?
Quais os riscos de uma cirurgia de ponte de safena?
O que mais vende em loja de utilidades?
O que é bom para regenerar os nervos?
Qual a diferença do nitrogênio para o oxigênio?
O que é o batismo pelos mortos?