Um dos ajustes fisiológicos imediatos acontecidos na altitude é a hiperventilação, ela ocorre para compensar a menor PO2.
A exposição aguda a alta altitude produz um aumento da frequência respira- tória e do volume corrente (hiperventilação), isso caracteriza um reposta fisiológica quando o corpo é induzido a hipóxia.
3.2 Hipóxia À medida que a altitude é aumentada, ocorre uma diminuição da pressão barométrica em conjunto com a pressão parcial de O2 presente no ar. Essas alterações modificam o conteúdo de O2 presente no sangue arterial e também em sua quantidade.
Uma permanência adequada na altitude desenvolve uma série de alterações fisiológicas que melhoram o transporte de oxigênio. Essas adaptações podem ser agudas ou crônicas, e visam aumentar o fluxo sanguíneo para compensar a redução na concentração de oxigênio e aumentar a concentração de hemoglobina.
Uma resposta comum às altas altitudes é a hiperventilação. Sabe-se que nativos dessas regiões apresentam uma taxa de respiração 40% maior do que indivíduos nativos das terras baixas. Outra adaptação importante é o aumento do número de hemácias circulantes, que possibilita um maior aproveitamento do oxigênio disponível.
A diminuição da pressão barométrica com a elevação da altitude reduz a densidade do ar e da pressão de oxigênio inspirado, e esses dois efeitos produzem efeitos frequentemente opostos na resistência e força contra poder e habilidades necessárias para o desempenho esperado do atleta principalmente o de elite.
Clique Ciência: Como o organismo reage às diferenças de altitude? Aumento da frequência cardíaca, falta de apetite, dor de cabeça, náusea, vômitos, dificuldade para respirar, sangramento do nariz. Parecem sintomas de algum filme de ficção sobre zumbis, mas são efeitos possíveis em pessoas que viajam de altitudes baixas para lugares montanhosos.
Isso porque, fisiologicamente, o corpo humano começa a reagir após a quarta ou quinta hora somente, de acordo com pesquisa realizada pela Federação Boliviana de Futebol. Veja aqui os efeitos da altitude no corpo humano: Os efeitos dentro desta variação são quase nulos.
Um dos efeitos em longo prazo da exposição a grandes altitudes é uma síndrome conhecida como o “mal das montanhas”. Ela costuma surgir entre 8 a 24 horas após o corpo humano ser levado a altitudes extremas e tem duração de 4 a 8 dias. Os sintomas dessa síndrome são cefaléia, irritabilidade, falta de ar, náuseas, insônia e vômitos.
Aclimatação usualmente ocorre por um curto período, e dentro do período de vida de um organismo. Alguns cientistas fazem uma distinção entre os termos: Aclimatação , se refere a mudanças fisiológicas a uma mudança ambiental imposta e controlada (experimental);
Para que serve um gráfico de colunas?
Qual é o posto mais alto da Marinha?
Quantos ml de Annita para 10kg?
Qual o melhor remédio natural para limpar as artérias?
O que é limite parcelado Casas Bahia?
Qual a maior mina a céu aberto do mundo?
Quem é o antigo usuário da GOMU GOMU no Mi?
Como rezar pela saúde de alguém?
O que não pode fazer com 4 semanas de gravidez?
O que quer dizer Masquil de Davi?
Quais as características de uma comunicação escrita?
Quais os elementos do marketing social?
O que é a responsabilidade civil do Estado?
O que a escola deve fazer para incluir alunos especiais?
Quantos dias leva para secar um travesseiro?
Quem reviveu Orochimaru na 4 guerra ninja?
Qual é o nutriente essencial para a fixação de nitrogênio pelas bactérias?