A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas. De acordo com dados da organização, há um crescimento do sedentarismo: 70% das pessoas, no mundo todo, são sedentárias. Isso significa que estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%.
Estatísticas da OMS mostram que um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente. Globalmente, estima-se que isso custe US$ 54 bilhões em assistência médica direta e outros US$ 14 bilhões em perda de produtividade.
Os pesquisadores lembram que a inatividade física está ligada a um risco aumentado de doenças não transmissíveis, como enfermidades cardíacas, diabetes e cânceres. O sedentarismo é a causa de 5 milhões de mortes por ano, em todo mundo.
Sedentarismo avança no planeta: 25% da população no grupo de alto risco.
25 curiosidades que você vai gostar
De acordo com o Ministério da Saúde, 47% dos brasileiros adultos não chegam a praticar 75 minutos de atividade física intensa ou 150 minutos de exercícios moderados durante a semana, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
São Paulo - A prática de atividades físicas vem cada vez mais aumentando entre a população brasileira.
Uma pesquisa com 29 países realizada pela Ipsos mostra que o Brasil tem a adesão mais baixa à prática de atividades físicas, três horas por semana, em média, metade da média global que é de seis horas por semana.
Três a cada 100 mortes no Brasil podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, três a cada 100 mortes podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo.
Segundo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), 1 em cada 4 adultos e 4 em cada 5 adolescentes no mundo não praticam atividade física dentro do volume esperado (a recomendação é a de que adultos façam de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana).
As novas diretrizes recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para adultos, incluindo pessoas que vivem com condições crônicas ou deficiências, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.
Incorporar os exercícios nos serviços de saúde. Oferecer programas de atividade física em diferentes espaços, como parques e praias, e mesmo em ambientes privados. Criar atividades específicas para a população mais velha. Priorizar iniciativas voltadas para os indivíduos menos ativos.
O principal fator que contribui para o aumento do sedentarismo no trabalho é a tecnologia, pois trouxe modos de trânsito mais inativos, causou um aumento nos empregos sedentários e desenvolveu mais atividades sociais que podem ser feitas sentado (ou seja, assistir TV, navegar na web, jogar videogames).
A prevalência do sedentarismo no lazer foi de 72,5%, sendo mais freqüente em mulheres entre 40-59 anos e homens maiores que 60 anos de idade, em pessoas com baixo nível de escolaridade e entre os casados, separados ou viúvos.
Ao divulgar o seu relatório anual, a Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que ocorreram, ao menos, 3 milhões de mortes provocadas direta ou indiretamente pela Covid-19 no mundo em 2020. Isso representa um acréscimo de 1,2 milhão de óbitos aos primeiros dados divulgados, que ficavam na faixa do 1,8 milhão.
Os dados, baseados em censos aproximadamente 211 mil pessoas nascem todos os dias em todo planeta terra, o que daria uma média de 3 nascimentos por segundos e 180 por minutos. Nascem mais pessoas do que morrem por dia? Com relação ao número de mortes, a estimativa é que 102 pessoas morram a cada minuto em todo planeta.
É o que mostra levantamento da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), que analisou dados dos 13.440 cartórios do país. Foram registrados 1.726.447 óbitos no ano passado, enquanto o total de nascimentos chegou a 2.619.385.
Em vida sedentária, o Brasil só fica atrás de Kuwait (67% dos adultos), Samoa americana (53%), Arábia Saudita (53%) e Iraque (52%), segundo o estudo de pesquisadores da OMS e publicado pelo jornal “The Lancet Global Health”.
Estados Unidos, México e Brasil são as nações ocidentais mais ociosas. Ao menos é o que diz um estudo da Universidade Stanford (EUA). Os espanhóis, por exemplo, estão bem melhor colocados.
O sedentarismo é a falta ou ausência de atividades físicas, resultando em um gasto calórico reduzido. Uma pessoa é considerada sedentária quando não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana com atividades físicas. O indivíduo ativo deve gastar no minimo 300 calorias por dia.
No Brasil, 47,5% das mulheres eram pouco ativas em 2019. Já os homens apresentaram uma taxa de 32,1%. Mais da metade (59,7%) das pessoas de 60 anos ou mais de idade era insuficientemente ativa, e o grupo de idade menos sedentário foi o de 18 a 24 anos de idade (32,8%), seguido do grupo de 25 a 39 anos (32,9%).
Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível socioeconômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência.
Para saúde e bem-estar, a OMS recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana (ou atividade física vigorosa equivalente) para todos os adultos, e uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.
Seguem as sugestões:1) Escolha sua atividade física preferida. ... 2) Procure um ambiente perto de casa ou do trabalho. ... 3) Não tenha pressa para colher resultados. ... 4) Aliar os exercícios à boa alimentação. ... 5) Aproveite o tempo livre para descansar. ... 6) Tenha um parceiro de atividades.
Qual a importância da morte celular?
Por que as estrelas nascem e morrem?
Quais os benefícios de tomar 2 litros de água?
Como melhorar o som de uma igreja?
Como converter um arquivo de vídeo para de áudio?
Como fazer pedidos na Lua Azul?
Como identificar problema no tendão?
Qual a diferença entre o exame FTA ABS IgG e FTA ABS IgM?
Por que passar vaselina na tatuagem?
Como era o ensino dos jesuítas no Brasil?
O que é melhor Enem ou vestibular?
Quais jogos rodam no Aspire 5?
Quais os principais princípios de conservação de frutos e hortaliças?
Qual a diferença entre PS e PA?