Para a maioria das frutas e/ou hortaliças recomenda-se alta umidade relativa do ar, em torno de 90-95%. Por outro lado, o ar deve ter uma velocidade ideal de circulação, para manter a temperatura uniforme. É importante que o empilhamento seja adequado para não bloquear a passagem do ar no interior da câmara fria.
Toda o princípio da conservação pós colheita e da boa armazenagem está em fazer os produtos respirarem e transpirarem mais lentamente. ... Os fungos e bactérias que atacam as frutas e hortaliças causando doenças e podridões pós colheita ficam bem menos ativos em baixas temperaturas, outro enorme benefício da respiração.
O armazenamento de frutos e hortaliças é de grande importância aos estabelecimentos que comercializam esses produtos, já que estes são muito perecíveis e muitas vezes acabam tornando-se um prejuízo ao estabelecimento, devido à grande quantidade de produto descartado por falta de qualidade, chegando a aproximadamente 15 ...
Os produtos minimamente processados referem-se às hortaliças e frutas que passaram por etapas de lavagem, sanitização, descascamento, cortes e/ou abrasões de diferentes tipos para o preparo de porções prontas para o consumo.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A COLHEITA
A colheita dos vegetais deve ser realizada nos horários mais frescos do dia e os produtos mantidos protegidos de temperaturas elevadas. Deve-se evitar colher após chuvas intensas, bem como quedas excessivas das frutas e hortaliças e o super enchimento das caixas no campo.
32 curiosidades que você vai gostar
A colheita deve ser realizada nas horas mais frescas do dia, evitando-se colher nos dias chuvosos ou quando houver orvalho sobre o fruto. Os contentores devem ser distribuídos ao longo das linhas de plantio, apoiados, em posição inclinada, no caule das plantas, evitando-se o contato direto com o solo.
· Realizar o armazenamento em ambientes limpos e embalagens esterilizadas; · Praticar o bom beneficiamento: limpeza, seleção e classificação das hortaliças devem ser feitas antes do transporte; · Remover o excesso de umidade de bulbos e raízes antes e realizar o armazenamento.
O processo de produção dos derivados de frutas e hortaliças passa por diversas etapas, como manejo, pós-colheita, seleção, lavagem, sanitização, corte, enxágue, descascamento, cocção, secagem, centrifugação, embalagem e armazenamento.
Recepção.Remoção do.calor de campo.Colheita e.Transporte.Sanitização.Enxágue.Drenagem ou.
Estas fases de desenvolvimento do fruto compreendem basica- mente: crescimento, maturação (maturação fisiológica), amadurecimento e senescência.
A embalagem de hortaliças para comercialização no varejo contribui para o aumento da sua vida útil, porque há modificação positiva da concentração de gases no interior da embalagem, reduzindo a taxa respiratória e mantendo a umidade do produto. O produto depois de embalado deve ser rotulado.
A cadeia do frio exerce grande importância na manutenção da qualidade das frutas e/ou hortaliças. Quando a fruta e/ou hortaliça está na planta, exerce as funções vitais dos seres vivos, como a respiração e a transpiração, sendo abastecida de água e nutrientes.
O bom uso do frio por meio da uma cadeia do frio bem estruturada e organizada exerce uma grande importância na manutenção da qualidade das frutas e/ou hortaliças. Ao serem removidas da planta, as frutas/hortaliças estão respirando e transpirando como qualquer ser vivo.
Os processos de conservação, para manter todas as características do alimento, em seus diversos estados e origens, baseiam-se resumidamente em: métodos de temperatura (frio e calor), de supressão de elementos (água e oxigênio), de adição de açúcar, de substâncias químicas (aditivos) e gases, de defumação, de agentes ...
Os métodos de conservação dos alimentos têm o objetivo de aumentar a vida útil dos alimentos através de técnicas que evitam alterações microbianas, enzimáticas, químicas e físicas, entretanto, mantendo seus nutrientes e suas características organolépticas (aroma, sabor, textura).
Frutas e legumes se estiverem integras devem ser armazenadas em temperatura ambiente. Não há necessidade de mantê-las embrulhadas em jornais e sacos plásticos. Caso seja necessário acondicionar uma fruta já cortada, por exemplo, recomenda-se que ela seja armazenada sob refrigeração em recipientes de vidro a 5°C; e.
O processamento mínimo consiste em submeter hortaliças e frutos a uma ou mais alterações físicas, como lavagem, descascamento, fatiamento e corte, e em alguns casos a tratamentos químicos, tornando-os prontos para o consumo ou preparo.
As principais fases de processamentos são:
No beneficiamento é feita a separação das partes não comestíveis, de forma a eliminar sujidades. As partes rejeitadas são aproveitadas e utilizadas na separação de subprodutos. A próxima fase é a de Elaboração, sendo que está etapa é a de maior importância no processo.
As principais etapas do processamento são: seleção, lavagem, sanitização, centrifugação, descascamento, fatiamento e/ou corte, acondicionamento e armazenamento.
Hoje em dia, as conservas são feitas a partir de uma mistura de aditivos, contando com partes dos ingredientes citados. No caso do atum enlatado, por exemplo, uma das possibilidades de conserva é feita com água, caldo vegetal (extrato de cenoura e aipo e flocos de soja diluídos em água) e sal.
As hortaliças em conserva classificam-se em: Simples – quando preparadas com uma única espécie vegetal. Mista – quando preparadas com duas espécies vegetais. Miscelânea, jardineira, salada ou seleta – quando preparadas com mais de duas espécies vegetais.
O processamento de frutas visa basicamente estender a vida útil de seu consumo, preservando a qualidade através da inibição de possíveis processos deteriorativos. Um aspecto bastante importante para a indústria processadora de frutas é a disponibilidade de matéria-prima para a industrialização.
Após a colheita, é importante também realizar uma pulverização nas lavouras com boa expectativa de produção para a próxima safra. Este cuidado tem o objetivo de promover a cicatrização dos ferimentos causados durante a colheita. Para isso, deve ser utilizado algum fungicida cúprico.
Deve-se armazenar as hortaliças em embalagens e ambientes limpos, a fim de reduzir a probabilidade de contaminação e deterioração. Da mesma forma, os equipa- mentos para colheita, manuseio, armazena- mento e lavagem de produtos hortícolas devem ser mantidos limpos.
Os principais fatores que interferem na conservação das hortaliças após a colheita são: condição de colheita, ponto de colheita, tempo entre colheita e consumo, manuseio, acondicionamento e processamento do produto. O ponto de colheita de uma hortaliça é decisivo para sua conservação e qualidade.
O que quer dizer renda per capita da família?
Qual a porcentagem de morte por anestesia geral?
Como fazer um saquinho de proteção?
Quem não pode fazer depilação?
Que povo predomina na Amazônia?
Como saber se uma petição foi protocolada?
Quanto tempo leva para desidratar frutas?
Qual a energia da Pedra topázio?
Para que serve o adubo 11 52 00?
Como calcular quantidade de lúmens?
Qual é o país de origem do Jiu Jitsu?
Qual o papel da escola na formação de leitores?
Qual conexão usada para o kit multimídia em um computador?