O frango cru pode abrigar duas bactérias: a salmonela, que é bem conhecida por causar diarréia e a campylobacter, que é responsável por problemas mais graves. Essa segunda pode desenvolver na pessoa contaminada até mesmo uma doença autoimune, que faz com que o próprio corpo ataque tecidos saudáveis.
Conhecida por ser a maior responsável por quadros de intoxicação alimentar, a salmonela (Salmonella enterica e Salmonella bongori) é um tipo de bactéria transmitida pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes.
*** A salmonela é a responsável pela salmonelose, uma infecção bacteriana que causa um grande problema de saúde pública em todo o mundo. Um dos principais agentes transmissores do patógeno é o frango, que, segundo a Embrapa, é a carne mais consumida no Brasil.
Assim como o frango, não é indicado lavar a carne vermelha. O melhor jeito de eliminar as bactérias é levar o alimento ao fogo numa temperatura de, no mínimo, 63 ºC.
A Salmonella spp. é uma bactéria comum nos ovos e frangos, e sobrevive a altas temperaturas. O principal risco de contraí-la acontece quando se consome frango cozido de forma inadequada, sendo esta mesma razão uma das principais causas de surtos de doenças transmitidas pelos alimentos (WANG et al., 1996).
17 curiosidades que você vai gostar
A contaminação cruzada, ou seja, misturar alimentos crus e cozidos, é outro risco, segundo os médicos. É importante manter a maior superfície de contato possível entre o frango e a panela, para que o aquecimento ocorra de maneira homogênea.
Segundo a agência, o frango cru frequentemente está contaminado com as bactérias Campylobacter, Clostridium perfringens ou Salmonella, que podem gerar intoxicações alimentares severas.
“O frango tem duas bactérias que são as principais: salmonela e campilobacter. Eles podem causar diarreia e o campilobacter é um pouco mais sério, porque além da diarreiao, ela pode desenvolver uma doença auto-imune”, explica a microbiologista.
Por isso, vem conferir algumas dicas de como limpar o frango antes de partir para o passo a passo do prato a sua escolha:Não descongele a carne na pia da cozinha.Não é necessário lavar os cortes antes de utilizá-los.Remova as gorduras, nervos e cartilagens.Faça corte no sentido das fibras.
Então, é preciso também lavar o frango antes de cozinhá-lo, correto? Errado. Lavar o frango pode aumentar as chances de contaminação cruzada (transferência de microrganismos patogênicos de um alimento para o outro). O que pode te deixar ainda mais doente.
A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais a bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.
Já o tratamento é feito com antibióticos, como sulfonamidas, nitrofuranos e cloranfenicol, os quais reduzem a mortalidade, mas a ave continua sendo portadora do agente. A prevenção contra a Pulorose pode ser feita por meio de limpeza e desinfecção da granja, ou ainda pelo controle de insetos e parasitas.
A salmonelose aviária é um termo usado para se referir aos três tipos diferentes de doenças bacterianas causadas pelo gênero Salmonella sp (pulorose, tifo aviário e paratifo aviário) nas aves domésticas.
O motivo, explica a agência, é que lavar o frango pode transmitir germes e bactérias que causam doenças, especialmente a perigosa salmonela, para outras comidas e utensílios de cozinha.
A Salmonela, encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes, é uma bactéria que oferece sérios riscos à saúde. Esse micro-organismo pode ser de vários tipos e espécies, responsáveis por quadros clínicos bem diferentes.
Enxágue os pedaços de frango em água corrente fria e coloque cada um deles na solução de vinagre com limão. Se elas não ficarem cobertas, adicione mais 2/3 de xícara de suco de limão e uma xícara de vinagre.
Retire toda pele e gordura do frango, depois separe as coxas das sobrecoxas e dê uma leve lavada nos pedaços. Coloque-os no recipiente e cubra com vinagre. Deixe-os lá por 15 ou 20 minutos.
“Não se deve lavar nem o frango nem outras carnes ou ovos antes de cozinhá-los. Isso pode propagar micróbios por toda a cozinha”, recomendou o órgão. Segundo a BBC, o alerta ainda serve para os brasileiros, que frequentemente recebem recomendações para lavar as aves antes de cozinhar.
Como nesse tipo de preparo as carnes passam longos períodos assando (entre 6 a 12 horas) o vinagre tem a função de preservar a suculência natural da carne e dar acidez.
A salmonela deixa mais de um milhão de pessoas doentes a cada ano, resultando em hospitalizações s e mortes. De acordo com algumas pesquisas, cerca de 25% da carne de frango está contaminada com salmonela. A criação industrial de frangos é algo degradante. Os animais vivem em situações inimagináveis.
Perigos da dieta da proteína
Além da retirada da principal fonte de energia da alimentação, que pode levar à hipoglicemia, alterações intestinais, fadiga e até desmaios, é possível sofrer também com falta de ácido fólico.
Na verdade, trata-se da transferência de microrganismos de uma pessoa, superfície ou objeto para outra pessoa, resultando na transmissão de algum vírus ou bactéria.
Os Riscos de contaminação cruzada à saúde é definida como a presença de resíduos de um produto diferente daquele de origem. Geralmente ocorre quando diferentes produtos e alimentos são produzidos no mesmo equipamento e utensílio, na produção e até quando o produto é armazenado inadequadamente.
Quando foi o primeiro e segundo Reich?
O que passar na lesão por pressão?
Quais são os bairros de Salvador?
O que é variação sociocultural exemplos?
Quais as diferenças entre anestesia local regional e geral?
Como saber que a Minizinha está carregada?
Qual tinta usar para pintar bolsa de couro sintético?
Qual é o perímetro do retângulo?
Qual o valor do pH da Coca-cola?