Conjunção O como também pode ser tanto conjunção coordenativa quanto conjunção subordinativa. a) conjunção coordenativa aditiva: equivale a “bem como”. – Não só estudo, como trabalho. b) conjunção subordinativa causal: equivale a “porque” e aparece em início de frase.
Ao assumir a posição de advérbio interrogativo de modo, o vocábulo “como” sempre aparecerá no início de frases interrogativas diretas. Exemplo: Como finalizaremos o artigo? A palavra “como” também pode exprimir circunstância de intensidade. Exemplo: Como fiquei assustada com a notícia!
Como Usar "Por Exemplo" em uma FraseComece com "por exemplo" se o seu exemplo precisará de uma frase inteira.Use "por exemplo" no meio de uma frase ou lista.Coloque o "por exemplo" no final para melhorar a leitura.Coloque o "por exemplo" entre vírgulas.Omita a vírgula entre parênteses.
A forma correta de escrita é como de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, não é acentuado. Como, como forma verbal, é referente ao verbo comer – é primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo. Ás vezes como por gula.
Indica comparação; tal qual: ele as ajuda como um religioso. Indica adição: no Brasil como no exterior. Etimologia (origem da palavra como). A palavra como deriva do latim "qumodo", quo modo, com sentido de que modo.
18 curiosidades que você vai gostar
Em se tratando da função sintática, exerce a função de adjunto adverbial, expresso por essas mesmas circunstâncias. Exemplos: Como fiquei chocada com o acontecido!
A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. ... A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.
2. Conjunções Causais. Introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa: que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que.
PALAVRA EXPLICATIVA
Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é. Exemplo: Algumas pessoas tem dons muito especiais, como o médico, a enfermeira, o bombeiro, etc.
1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. Exemplo: Como você quer que a limpeza seja feita? Na indicação de modo: 2 da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que.
Preposição. As preposições têm como função estabelecer relações de sentido entre os termos de uma oração. São exemplos dessa classe gramatical: “a”, “após”, “como”, “acima de” e inúmeras outras.
Os dois-pontos são utilizados antes:do discurso direto;de uma enumeração;de uma citação;de uma explicação, resumo, esclarecimento, causa ou consequência;de informações importantes como observações, notas e exemplos;de orações apositivas;do vocativo inicial de comunicações.
Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.
No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos. Quanto à sequência introduzida por como, esta conjunção introduz a enumeração de várias espécies (que constituem sucessões) entre as quais se deve empregar a vírgula (cf.
1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
→ Advérbio de modo
Ajuda a especificar a maneira como a ação dos verbos foi feita. São palavras como “bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido”, entre outras. Quando se acrescenta o sufixo –mente a muitos adjetivos, estes passam a ser advérbios de modo. Você foi bem na prova?
O como conformativo inicia uma «oração que exprime um fato em conformidade com outro expreso na oração principal» (idem, pág. 327). Reconheça-se, contudo, que a diferença é, por vezes, difícil de detectar em certos contextos, dada a proximidade destes dois valores de como.
O vocábulo "como" é uma conjunção comparativa pois introduz uma comparação com uma parte da oração anterior (algo).
Conjunções Causais
Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado.
Como o nome já sugere, são as conjunções subordinativas que expressam a ideia de tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, sempre que, antes/depois que, até que, cada vez que, todas as vezes que, etc.
Esta palavra, quer seja conjunção quer verbo, pronuncia-se sempre /cômo/.
- A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso...): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.”
Significado de Exemplo
substantivo masculino O que se consegue imitar; aquilo que deve ser imitado, copiado: dar bom exemplo aos filhos.
O que produz o hormônio do crescimento?
Quais são os tipos de relacionamentos que existem?
Pode jogar Peróxido de Hidrogênio na piscina?
Onde acontece o Fórum Social Mundial?
Quanto custa honorario advogado?
Como configurar um Firewall no Windows?
Quantas pessoas Thomas Shelby matou?
Quais as principais funções da cenografia?
O que são indicadores de quantidade e qualidade nos serviços de saúde?
Como eliminar gordura abdominal pelas fezes?
Quantos litros tem o tanque do Onix 2015?
O que é piedade segundo a Bíblia?
Pode colocar papel alumínio na fritadeira elétrica?
Quem não pode tomar água com limão?
O que diz o Decreto 5626 de 22 de dezembro de 2005?