Existem cinco espécies de rotavírus, denominadas A, B, C, D e E. As infeções em humanos devem-se principalmente ás espécies A, B e C, mas especialmente à A. As cinco espécies podem provocar doenças noutros animais. O rotavírus A tem várias cepas, chamadas serotipos.
O rotavírus é um vírus de RNA com transmissão oro-fecal que causa infecção no trato digestivo, sendo a principal característica dessa infecção a intensa diarreia que gera grande desidratação do infectado.
Como se pega rotavírus
A transmissão do rotavírus acontece de forma muito fácil, podendo a criança infectada contaminar outras crianças mesmo antes de apresentar sintomas e até 2 meses após a infecção ter sido controlada, sendo a principal via de contágio o contato com as fezes da criança contaminada.
A transmissão ocorre predominan- te por via fecal-oral – as fezes de crianças infectadas apresentam altas concentrações de rotavírus que são excretados desde dois dias antes até 21 dias após o início dos sinais e sintomas.
No Brasil, a notificação de casos de infecção pelo rotavírus não é compulsória, mas, observando-se o registro de diarreias, em 2004 foram notificados ao Ministério da Saúde (MS), 2.395.485 casos, cuja amostragem, por região de procedência, totalizou: 321.141 no Norte do país; 995.055 no Nordeste; 212.328 no Sul; ...
28 curiosidades que você vai gostar
Essa variedade de sorotipos explica por que a pessoa pode ser infectada mais de uma vez, embora seja possível desenvolver certo grau de proteção cruzada que torna mais leve a infecção por um tipo diferente de Rotavírus. A infecção por Rotavírus pode ocorrer em qualquer idade.
A introdução da vacina no calendário nacional está prevista para março de 2006 e atenderá a crianças nascidas a cada ano, a partir dos dois meses de idade. No mundo cerca de 125 milhões de episódios diarréicos por rotavírus ocorrem globalmente a cada ano, causando entre 600.000 a 870.000 óbitos.
O tratamento é baseado na reidratação do paciente – pode ser água, chá, água-de-coco, sucos ou isotônicos. Medidas simples de combate à desidratação, como o uso de soro caseiro, reduzem drasticamente o número de mortes. A desidratação é o sintoma mais grave das infecções intestinais provocadas pelo rotavírus.
A boa higiene das mãos e dos alimentos é uma boa forma de prevenir o rotavírus. Por conta do caráter severo da diarreia causada pelo rotavírus, essa é uma condição de grande gravidade para crianças menores de 5 anos de idade, apesar de atingir a indivíduos de todas as idades.
O rotavírus é uma doença causada por sete tipos diferentes de sorotipos que são antigêncios diferentes, mas da mesma espécie microbiana. Porém, apenas três infectam o ser humano. Os principais sintomas são diarréia - que pode levar a desidratação -, vômitos e febre, além de problemas respiratórios, como coriza e tosse.
Os sintomas do rotavírus começam com febre e vômito, seguidos de diarreia aquosa, que normalmente dura de cinco a sete dias. Caso os líquidos perdidos não sejam repostos, com frequência ocorre a desidratação.
As reações mais comuns são: gases e alteração da cor ou consistência das fezes por períodos breves na primeira semana após a vacina. Observou-se um discreto aumento de risco de intussuscepção cerca de uma semana após a 1 ª ou 2ª dose da vacina rotavírus (cerca de 1 caso para cada 100.000 crianças vacinadas).
No conceito geral da palavra, quaisquer doenças causadas por um vírus poderiam ser classificadas como virose. Popularmente, entretanto, chama-se de virose aqueles estados gripais ou de mal-estar gastrointestinal sem etiologia (estudo das causas das doenças) bem definida.
Não há recomendação para cuidados especiais com as fraldas após a vacinação, além da habitual lavagem adequada das mãos. Sintomas de eventos adversos graves ou persistentes, que se prolongam por mais de 24 a 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.
Descrição: É uma doença diarréica aguda causada por um vírus. Trata-se de uma das mais importantes causas de diarréia grave em crianças menores de 5 anos no mundo, particularmente nos países em desenvolvimento. Os Rotavírus pertencem à família Reoviridae, gênero rotavírus.
A diarreia é a manifestação de diversas alterações no intestino que provocam evacuações frequentes com perda da consistência das fezes, tornando-as aguadas.
...
8 alimentos para comer quando se está com diarreiaBatata. ... Cenoura. ... Banana. ... Maçã (sem casca) ... Melancia. ... Carnes brancas. ... Arroz ou caldo de arroz. ... Sopa de legumes.
Exame laboratorial específico é a investigação do vírus nas fezes do paciente. A época ideal para detecção do vírus nas fezes vai do primeiro ao quarto dia de doença, período de maior excreção viral. O método de maior disponibilidade é a detecção de antígenos, por ELISA, nas fezes.
Rotavírus é um vírus da família Reoviridae, do gênero Rotavírus, identificado a partir de 1973. São classificados sorologicamente em grupos, subgrupos e sorotipos. O genoma dos rotavírus é composto por 11 genes de RNA de fita dupla, que codificam 6 proteínas estruturais e 5 proteínas não estruturais.
O vírus é transmitido pela rota fecal-oral. Infecta e danifica as células que revestem o intestino delgado (enterócitos) provocando gastroenterite. O rotavírus foi descoberto em 1973 e é responsável por 50% dos internamentos hospitalares devido a diarreias agudas em crianças.
História das vacinas contra o Rotavírus. Em 1973, Bishop e colaboradores observaram através da microscopia eletrônica, no epitélio duodenal de crianças com diarréia, um vírus com 70 nm que foi designado subseqüentemente rotavírus (Latim.
Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse.
Virose é como se chama qualquer doença causada por um vírus, que nem sempre pode ser identificado. Os tipos mais comuns de viroses são causados pelos rotavírus, adenovírus, entre outros. A partir daí, surgem problemas gastrointestinais e respiratórios, respectivamente.
Virose é um termo genérico para designar qualquer doença ou infecção provocada por vírus, mas nem toda virose é igual.
...
Os sintomas das viroses gastrointestinais, por sua vez, geralmente são:Náusea.Vômitos.Dor abdominal.Cólicas.Diarreia.Mal-estar.Febre (às vezes).
A vacina de rotavírus é uma vacina bem segura, porém como é uma vacina de vírus vivo atenuado, alguns eventos adversos podem ocorrer. Os mais comuns são: irritabilidade, febre, vômitos e diarréia, sendo o principal a irritabilidade, e todos com efeito autolimitado. Pode ocorrer sangue nas fezes, apesar de raro (0,6%).
TRÍPLICE DPT
Assim chamada pela obrigatoriedade das doses quando o pequeno completar 2, 4 e 6 meses, a reação mais comum da vacina aplicada para evitar o aparecimento de difteria, tétano e coqueluche é o aparecimento de febre de intensidade variável no primeiro dia após a aplicação, que é feita no bumbum do bebê.
Onde fica o Design no Word 2010?
O que acontece se a empresa não pagar o ICMS?
Como ser um pesquisador de sucesso?
Quanto de álcool tem o Red Bull?
Quais os objetos de estudo da física moderna?
Quanto Um psicólogo pode cobrar?
Quem tem câncer pode tomar posse em concurso público?
O que é a organização espacial?
O que é reduzir ao mesmo denominador?
Como saber se a tornozeleira eletrônica está carregada?
O que comprar na loja da Universal?
Quantos mg de cafeína tem na Coca-cola?
Como citar autores de capítulos de livros?