A energia nuclear é obtida a partir do processo de fissão do núcleo de átomos pesados e responde pelo fornecimento de 15% da energia mundial.
Qual a porcentagem do uso de energia nuclear no Brasil e no mundo? De acordo com dados da Associação Nuclear Mundial (WNA, na sigla em inglês), a energia nuclear fornece atualmente cerca de 10% da eletricidade do mundo a partir de cerca de 440 reatores.
Os Estados Unidos, com 98 usinas em funcionamento, é o país que mais gera energia por fonte nuclear no mundo, sendo responsável por aproximadamente 1/3 da produção total deste tipo de energia. A França, com 58 reatores, e a China, com 45, são os outros dois países com mais unidades em operação.
1 - Estados Unidos. Os Estados Unidos são os maiores produtores de energia nuclear do mundo, de acordo com o ranking da ONG World Nuclear Power. ... 2 - França. A França é um dos países mais dependentes de energia nuclear do mundo. ... 3 - Japão. ... 4 - Rússia. ... 5 - Coreia do Sul. ... 6 - Alemanha. ... 7 - Canadá ... 8 - Ucrânia.
Existem hoje 440 reatores em funcionamento em 32 países, incluindo o Brasil.
42 curiosidades que você vai gostar
Os Estados Unidos, de longe o maior produtor mundial de energia elétrica por termonucleares, têm atualmente 94 reatores em 28 estados.
Vários países confirmaram a vontade de recorrer à energia nuclear por diferentes razões, mas principalmente pela necessidade de garantir o fornecimento de energia sem depender das fontes fósseis importadas ou porque veem nela uma forma inevitável de reduzir suas emissões de CO2.
1 - França.2 - Bélgica.3 - Eslováquia.4 - Ucrânia.5 - Hungria.6 - Eslovênia.7 - Suíça.8 - Suécia.
Os 58 reatores em operação existentes em território francês estão distribuídos por 19 centrais nucleares. Esta é a realidade francesa, país onde, em 2015, 76% da energia elétrica foi produzida por fontes nucleares. No universo europeu, 18 países têm reatores nucleares operacionais.
Energia nuclear responde por 16% da geração de energia no mundo. ... No Brasil, o urânio responde por 1,8% da matriz energética brasileira. Ao mesmo tempo, o Brasil é a sexta reserva mundial em urânio do mundo, ficando atrás de apenas Austrália, Cazaquistão, Canadá, África do Sul e Namíbia.
A energia nuclear apresenta vários aspectos positivos, sendo de fundamental importância em países que não possuem recursos naturais para a obtenção de energia. ... - As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás; - Não contribui para o efeito estufa.
O Brasil possui duas usinas em operação atualmente: Angra 1 e Angra 2, instaladas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, com potencial de geração de 2 mil megawatts. A inauguração da usina de Angra 3 está prevista para 2015, adicionando mais 1080 megawatts de energia elétrica à disposição.
A participação do Brasil na produção de energia elétrica é pequena em comparação com a de outros países, sendo que, em 2010, ela foi responsável por 1% da geração de energia por fonte nuclear no mundo.
Uma grande desvantagem é a gestão de resíduos nucleares. O lixo nuclear leva muitos e muitos anos para perder sua radioatividade e perigo. Existem soluções de confinamento, mas não podem desaparecer. O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto.
Vantagens e desvantagens da energia nuclearNível menor de poluição atmosférica. ... Opção para países com poucos recursos hídricos. ... Disponibilidade do combustível. ... Imenso poder energético. ... Área para construção reduzida. ... Risco de acidente nuclear. ... Poluição térmica. ... Lixo nuclear.
Em termos de fontes energéticas, a energia nuclear consiste na produção de eletricidade a partir do processo de fissão nuclear e, em consequência, da reação de fissão nuclear em cadeia, o que libera uma grande quantidade de calor (energia térmica).
Usina nuclear em Byron-1.
A usina nuclear de Byron está localizada no condado de Ogle, no norte de Illinois, nos Estados Unidos, a cerca de 90 quilômetros a oeste de Chicago. Consiste em dois reatores de água pressurizada PWR, que têm uma capacidade total de 2.421 MW.
Três países respondem por 60% do total mundial de capacidade instalada em usinas nucleares e em geração de nucleoeletricidade (Japão, França e EUA). Entre estes, destacam-se a França, com 80% de sua energia gerada por 56 reatores nucleares, e o Japão, com 30%.
Atualmente, ainda restam seis usinas nucleares em operação no país.
Com 56 reatores, o parque nuclear francês é o segundo maior do mundo, atrás dos Estados Unidos, que conta com 99 reatores.
A França é o país com o maior número de usinas (57).
Japão não desistiu da energia nuclear
Antes do desastre de Fukushima, existiam 54 reatores ativos no Japão. Atualmente, existem 33 reatores, mas apenas 9 tem autorização para reiniciar sob os padrões de segurança pós-Fukushima e 4 estão de fato operando.
Inclusive no Brasil, que tem duas em operação. Angra 1 e Angra 2, localizadas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Elas fazem parte da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, que é controlada pela estatal Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras.
Como cancelar o débito automático do plano TIM controle?
Como acessar o meu roteador Tp-link?
O que é bom para Policisto no útero?
Qual o significado da palavra fotólise?
Qual é a importância da produção de texto?
Qual é a entrada do carregador do Moto G7 play?
Como posso começar um texto dissertativo?
O que é agricultura permacultura?
Qual o nome mais comum do Brasil 2021?
Quando é feito o reajuste salarial?
Quem saiu do BBB desta Terça-feira?
Como se dá a constituição de uma sociedade?
Quanto custa a folha de cheque?
Qual o documento obrigatório no Prontuário das instalações elétricas acima de 75 kW Segundo a NR10?
Qual o livro mais vendido no Brasil de todos os tempos?