Hemisfério (geografia) – Wikipédia, a enciclopédia livre.
O hemisfério Norte corresponde à metade do globo localizada acima da linha do Equador, e o hemisfério Sul é a metade que está abaixo do Equador.
Os paralelos e meridianos O paralelo principal, a linha do equador, foi traçado a igual distância dos pólos e divide a Terra horizontalmente em duas partes iguais: o hemisfério Norte, também chamado setentrional ou boreal, e o hemisfério Sul, também chamado meridional ou austral.
O hemisfério norte é a metade da Terra que fica ao norte da linha do equador.
Linha do Equador
O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).
O estabelecimento da linha do Equador proporcionou a divisão da Terra em: Hemisfério Sul, também conhecido como meridional ou austral e Hemisfério Norte, também denominado setentrional ou boreal.
Cortado pela linha do Equador, o Estado tem, em média, uma hora e meia a mais de insolação por dia do que outras regiões produtoras. Isso significa mais fotossíntese e um desenvolvimento acelerado das plantas.
Quanto mais próximo da linha do Equador mais elevada é a temperatura, pois os raios atingem a superfície terrestre formando um anglo de 90°. Em contrapartida, os pólos recebem luz solar de maneira extremamente inclinada.
O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.
Uma linha imaginária chamada equador divide a Terra nos hemisférios Norte e Sul. O equador se estende na direção leste-oeste e também é chamado de latitude 0° (zero grau). Os locais ao norte do equador fazem parte do hemisfério Norte. Os locais ao sul do equador estão no hemisfério Sul.
Núcleo - é a parte central do planeta. É formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas. Possui duas partes: Núcleo externo: Líquido – de 29 km.
O calor interno do planeta foi gerado inicialmente durante sua formação, e calor adicional é constantemente gerado pelo decaimento de elementos radioativos como urânio, tório, e potássio. O fluxo de calor do interior para a superfície é pequeno se comparado à energia recebida pelo Sol (a razão é de 1/30000).
A Crosta Terrestre é a parte externa da Terra, que cobre todo o planeta e onde vivemos. Ela é formada por rochas ricas em silício, magnésio e alumínio. A Crosta pode ter até 40 km de espessura, mas variando entre os continentes e os oceanos. É formada pelas Placas Tectônicas, que são grandes porções sólidas se movendo lentamente.
A estrutura interna da Terra é constituída por três camadas: crosta terrestre - camada superficial sólida que envolve a Terra. Tem, em média, de 30 a 40 km de espessura, mas pode ser bem mais fina ou chegar a até 8 0km.
Qual a diferença entre título e escritura?
Como fazer um meio de cultura para fungos?
Quem descobriu a célula em 1665?
Quais benefícios uma gestão democrática pode trazer para a formação de cidadãos críticos?
Como fazer um e-mail personalizado de graça?
Como faço para editar uma imagem tirada da internet?
O que faz uma pessoa fica tensa?
Qual o chá que serve para inflamação?
Como pintar por cima de humidades na parede?
Qual a quantidade ideal de limão por dia?
Como cuidar de uma pessoa que quebrou o fêmur?
Quais são as câmaras cardíacas e como estão interconectadas internamente?