A necessidade afetiva ou de afeto, é a necessidade que temos de dar e receber o amor, o carinho, a atenção à outras pessoas. Simples assim… Precisamos sempre receber e dar esses sentimentos ao próximo.
O afeto do adulto influencia não apenas o temperamento e a personalidade da criança, mas também impacta seu crescimento cognitivo. É importante concatenar as relações afetivas com outros aspectos do desenvolvimento infantil, como o físico, o cognitivo e o social.
Precisamos de gente para amar, para compartilhar os momentos de felicidade, para receber um abraço nas horas mais difíceis. ... Independente do tempo que passar, nós sempre precisaremos de gente, pois ninguém é tão feliz sozinho que não possa ser feliz com outro alguém. Ninguém ama sozinho, porque precisa de outro alguém.
Às vezes, a pessoa quer um carinho do marido, um beijo dos filhos. Mas isso não pode ser uma constante. Os grandes causadores da carência são: insegurança, medo de solidão e falta de amor-próprio.
Estamos vivendo num momento em que o carinho é a vacina necessária para eliminar terríveis doenças como a solidão, a falta de atenção e a depressão. Porém, as pessoas esquecem que esse tipo de carência não está relacionada apenas em receber, mas em dar carinho também. Quem tem a prática de dar não reclama a sua falta.
37 curiosidades que você vai gostar
Carinho é uma manifestação de solidariedade, compaixão, afeto e atenção que é trocada entre os seres vivos, principalmente os mamíferos. Um gesto de carinho não se restringe apenas ao contato físico, como beijos e abraço, mas também a ações mais abrangentes e simbólicas.
De acordo com o dicionário, carinho é uma manifestação que denota amor e apreço, e que pode ou não envolver contato físico. Um abraço, uma palavra, um gesto, são formas de demonstrar seu apreço por outras pessoas. Essas atitudes são importantes porque geram um sentimento de acolhimento que faz muito bem ao ser humano.
Carinho também não pode ser “empurrado goela abaixo” . Se o outro não está preparado para receber aquele carinho que você está disponibilizando pode ser mais interessante respeitar e aguardar outro momento. Caso perceba-se muito "travado" para trocas carinhosas conte com um psicologo para realizar uma psicoterapia.
Como superar a carência afetivaReconheça o problema. Adquirir consciência do problema é o primeiro passo para superá-lo. ... Encare o seu problema sem culpa. Todos nós sempre teremos problemas e desafios a enfrentar. ... Não sufoque o outro. ... Concentre esforços para se transformar. ... Aprenda a confiar.
Quais são as zonas de desenvolvimento Segundo Vygotsky?
Como descobrir suas habilidades profissionais?
Quais são os sintomas de fígado inflamado?
Como se vê a latitude e longitude?
Como saber se o pulmão do bebê está cheio?
Como indicar condutor de multa pessoa jurídica?
O que é um ditongo tritongo e hiato?
Qual o exame de sangue que detecta a hepatite C?
Como diferenciar produtos de nutrição hidratação e reconstrução?
Como ir de ônibus de Recife para Maragogi?
Qual a interpretação do filme mãe?
Como valorizar o patrimônio cultural?
Como jogar contra amigo FIFA 20?
Tem como ir de barco para Fernando de Noronha?