O nada é a possibilitação da revelação do ente enquanto tal para o ser- aí humano. O nada não é um conceito oposto ao ente, mas pertence originariamente à essência mesma (do ser). No ser do ente acontece o nadificar do nada. (HEIDEGGER, 1983, p.
A angústia, por ser um modo do existencial da disposição que singulariza o homem, é considerada por Heidegger como disposição fundamental porque além do caráter de singularização da existência do homem, ela abre para ele a possibilidade de sair da decadência e de se apropriar de seu ser.
Heidegger nomeia -transcendência- ao movimento de -ultrapassagem- que constitui toda compreensão, todo sentido, caracterizando-a (em Princípios Metafísicos da Lógica, 1928) como a melhor expressão para o que Ser e tempo nomeara -ser-no-mundo-.
Segundo Heidegger (2005), “o ser não somente não pode ser definido, como também nunca se deixa determinar em seu sentido por outra coisa nem como outra coisa. O ser só pode ser determinado a partir do seu sentido como ele mesmo”. Ou seja, o ser é autônomo, independente, e indefinível.
Ser é um conceito que engloba características objetivas e subjetivas da realidade e da existência. O conceito de ser atravessa toda a história da filosofia, desde os seus primórdios.
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O que é Transcendência:
A transcendência trata-se daquilo que está além do mundo material, refere-se aos fenômenos de natureza metafísica. Tem origem na palavra latina "trancendere", que significa ultrapassar.
Finitude e transcendência: estudo sobre o primeiro Heidegger. ... Trata-se de observar que a finitude do ser humano não consiste, segundo Heidegger, em uma abstração, mas em sua condição estrutural. A questão da transcendência não mais é compreendida nos termos da metafísica moderna, conforme a relação sujeito/objeto.
A linguagem cotidiana tende a pensar a transcendência como um simples deslocamento, um movimento de elevação, uma forma banal de expressar um “de(sde)” em direção a um “para” – altivo, superior, aparentemente inalcançável à primeira vista – e, nesse sentido, pode-se dizer que transcendência indica qualquer coisa que ...
Ele diz respeito a um conceito filosófico fundamental, a angústia. A angústia é um sentimento disperso e desagradável e, ao mesmo tempo que carrega uma inquietação metafísica, é algo paralisante. ... Na visão do filósofo dinamarquês, a angústia é constitutiva da condição humana. Ela faz parte da vida.
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