Bebidas diferentes contêm diferentes porcentagens de álcool, logo o tipo de bebida tem influencia na rapidez em que você fica bêbado. Assim, 20 ml de álcool é equivalente a uma garrafa de 350 ml de cerveja, uma taça de vinho (cerca de 150 ml) ou uma dose de uma bebida forte (cerca de 40 ml).
O fígado, em condições normais, tem a capacidade de metabolizar cerca de 50 g de álcool por hora. "Isso equivale a algo entre uma e duas latinhas de cerveja, uma ou duas taças de vinho", observa Sakano. Ou seja, se você passar o dia bebendo devagar, as chances de ficar bêbado são menores.
Marcos Estevão explica que o teor alcoólico da bebida é acima dos 40%. Comparado à cerveja, que concentra, em média, 5% de álcool, seria necessário consumir, na mesma quantidade, oito vezes mais a bebida para se atingir o mesmo teor, ou seja, a cada 50 ml de vodka seria necessário beber 400 ml de cerveja.
Romero Brito explica que a dose padrão de qualquer destilado como gim, vodca, saquê, uísque, cachaça, entre outros, é de 50 ml. Em um copo comum de água de 300 ml, a dose será o equivalente a dois dedos da bebida.
Tome algum licor forte em vez de cerveja ou vinho.
Vodca, em especial, deixa qualquer pessoa alta rapidamente. Por fim, várias opções podem deixá-lo "alegre" em pouco tempo. Lembre-se de que, dependendo do bar, determinadas bebidas podem ser mais fortes ou fracas.
16 curiosidades que você vai gostar
Já a OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece a variável de 10 a 12 gramas de álcool puro. Isso, na prática é o equivalente a uma lata de cerveja ou chope (330 ml), uma taça de vinho (100 ml) ou uma dose de destilado (30 ml).
Se o indivíduo tomar duas latas de cerveja ou duas taças de vinho, deverá esperar de quatro até sete horas para dirigir. O organismo tem uma velocidade de eliminação do álcool também variável, mas em média é de 0,10 g/L por hora.
Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica.
Se a quantidade de álcool for muito grande, o álcool sai do sangue em até 12 horas, mas os efeitos no cérebro continuam - a conhecida ressaca. "O recomendado é que nos casos de consumo excessivo, o motorista espere pelo menos 24 horas para dirigir novamente", afirma.
Qual a diferença de concreto armado e protendido?
O que fazer com a sobra da vela?
Quantas ceftriaxona pode tomar?
Quando Jesus morreu a terra tremeu Bíblia?
Qual o tipo de sociedade que permite ter mais de um sócio?
Quem tem diabetes pode comer arroz branco?
Como é feito o oxigênio que respiramos?
Como funciona o aplicativo Dual Space?
Como tirar carteira de motorista especial para deficientes?
Que tipo de mamão é mais doce?
Quanto ganha um mecânico da Chevrolet?
Quanto custa uma consulta com fitoterapeuta?
Quem ganha mais Juiz Federal ou juiz estadual?
Quem pode ser conciliador e mediador justifique?
Como faço para dopar meu cachorro?
Quem foi Edward Deming explique o que ele criou em termos da qualidade?