1.1.1 Origem Inorgânica do Petróleo A teoria da Origem Inorgânica do Petróleo (sinônimos: abiogênica, abiótica, abissal, endógena, juvenil, mineral, primordial) sustenta que o petróleo é formado por processos não biológicos nas profundezas da Terra crosta e manto.
O petróleo é originado a partir da decomposição de matéria orgânica, especialmente, dos plânctons.
A teoria mais aceita para a formação do petróleo é a de que ele se originou de restos de seres vivos, animais e vegetais, ao longo de milhões de anos (estima-se que as reservas de petróleo tenham entre 10 e 500 milhões de anos).
Existem duas teorias que tentam explicar a sua formação. A teoria da abiogênese e a teoria da biogênese. A teoria do petróleo abiótico é fundamentada na origem inorgânica do petróleo, onde sugere o seu desenvolvimento na parte inferior do manto terrestre muito tempo antes da existência da vida na terra.
Composição química do Petróleo: Esta matéria é composta por produtos nitrogenados e sulfurados (derivados do nitrogênio e enxofre), oxigênio e matéria orgânica decomposta. É considerado uma mistura de hidrocarbonetos porque seus derivados possuem de 1 a 38 carbonos em suas cadeias estruturais, como também hidrogênio.
24 curiosidades que você vai gostar
Ao contrário do que muitos pensam, o petróleo não é encontrado na natureza como um lago subterrâneo ou preenchendo grandes cavidades nas rochas. Ele é um líquido que ocorre entre os grãos de rochas sedimentares porosas e permeáveis, como arenitos, por exemplo, ou em cavidades interconectadas de rochas como calcário.
Teoria biótica
O petróleo é um líquido viscoso, menos denso que a água e acredita-se que é formado por diversos compostos orgânicos, ou seja, os hidrocarbonetos. Segundo a teoria biótica, ele é originado a partir de uma grande quantidade de organismos já decompostos, como plânctons.
A postulação de que o petróleo seria formado por detritos orgânicos soterrados foi originalmente proposta pelo cientista russo Mikhail Lomonossov, em 1757. Biogênica: Se forma a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terrestre (detritos orgânicos), que seriam soterrados.
Principais produtos derivados do petróleoGasolina automotiva;Combustível de aviação;Óleo diesel;Óleos lubrificantes;Óleos combustíveis;GLP;Produtos asfálticos;Querosene de iluminação;
O elemento químico com maior poder calorífico é o hidrogênio, seguido pelo metano, propano, carbono, etanol e metanol.
A Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, atrás apenas dos EUA e da Arábia Saudita.
As principais impurezas que chegam junto com o petróleo e precisam ser removidas são: areia, argila, pedaços de rocha, água salgada ou salobra. O processo de decantação retira a água salgada do petróleo. Pela diferença de densidade, a mistura é separada deixando-a em repouso.
A história do petróleo no Brasil começou na Bahia, onde, no ano de 1858, o decreto n.º 2266 assinado pelo Marquês de Olinda, concedeu a José Barros Pimentel o direito de extrair mineral betuminoso para fabricação de querosene de iluminação, em terrenos situados nas margens do Rio Marau, na Província da Bahia.
O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. Esse combustível fóssil é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares.
Resumo sobre petróleo
Sua composição é basicamente formada por hidrocarbonetos, como o carbono e o hidrogênio. É empregado como fonte de energia e matéria-prima para os diversos usos humanos. Seus principais derivados são: gasolina, óleo diesel, gás liquefeito, lubrificantes, querosene, plástico e asfalto.
É um material utilizado na produção de plásticos, borracha, asfalto, tintas e detergentes, sendo vital para o funcionamento das indústrias. A importância do petróleo cresceu ainda mais com a invenção dos motores movidos a gasolina e a diesel.
Conheça agora derivados do petróleo que fazem parte do seu dia a dia:Brinquedos. Muitos utensílios infantis de uso diário são feitos de derivados do petróleo: mamadeiras, chupetas, copos, pratos e principalmente brinquedos. ... Cosméticos. ... Borracha sintética. ... Remédios. ... Produtos de limpeza. ... Asfalto. ... Tecidos sintéticos. ... Comida.
Em se tratando de composição química, o petróleo tem a sua: é constituído de compostos orgânicos denominados hidrocarbonetos. Se for submetido a uma destilação fracionada, o petróleo cru pode dar origem a diversas frações orgânicas, com diferentes pesos moleculares.
O petróleo era conhecido já na antigüidade, devido a exsudações e afloramentos freqüentes no Oriente Médio. No Antigo Testamento, é mencionado diversas vezes, e estudos arqueológicos demonstram que foi utilizado há quase seis mil anos.
A era Mesozoica iniciou-se a cerca de 250 milhões de anos atrás, ela ficou marcada pelo intenso vulcanismo e consequente derrame de lavas em várias partes do globo. Também ficou caracterizada pelo processo de sedimentação dos fundos marinhos, que originou grande parte das jazidas petrolíferas hoje conhecidas.
A fonte de energia do petróleo é obtida por meio da queima de combustíveis, o que significa que essa matéria-prima não é usada diretamente para gerar energia, mas sim seus derivados. Estes são produzidos nas refinarias de petróleo por meio de um processo chamado “destilação fracionada”.
Tal princípio sustenta que enormes quantidades de organismos microscópicos caíram sobre as profundezas escuras durante séculos, produzindo sedimentos espessos que o calor interno da Terra acabou transformando em petróleo.
O primeiro poço de petróleo foi perfurado em 1897, no município de Bofete (SP), pelo fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo, com uma sonda importada dos EUA, atingindo 488 m de profundidade.
1. Bacia de Campos: A Bacia de Campos é a maior e principal bacia petrolífera brasileira. Localizada na região que se estende por todo o litoral do Espírito Santo até o norte do Rio de Janeiro, é responsável por 80% da produção de petróleo no Brasil.
Há mais de 15 anos, o Brasil passou a ser considerado autossuficiente em petróleo, o que significa dizer que a produção do recurso supera o consumo. Por dia, o país fabrica 3 milhões de barris, mas compra do exterior 170 mil barris por dia em derivados do petróleo.
Quais os sinais da Lei da Atração?
O que Significa Jabal na Bíblia?
Quais os riscos do diclofenaco?
Quais são os níveis de competência?
O que significa pressão de 1 atm?
Quais são as técnicas de atendimento ao cliente?
Como as condições de alimentação e higiene afetava a vida da tripulação?
Como é conhecido Machado de Assis?
Quais os elementos que compõem a imagem?
Como é calculada a nota do PAS UNB?
Quanto tempo demora para aparecer os sintomas do linfoma?
O que é um middleware Laravel?
Como preencher o carnê do INSS contribuinte Individual 2021?
Como consultar o auxílio pelo CPF?