A ligação iônica é aquela em que há transferência definitiva de elétrons entre os átomos dos elementos químicos com formação de íons.
Exemplos de Ligações Iônicas
Alguns exemplo de ligações iônicas: Na+Cl- = NaCl (Cloreto de sódio ou sal de cozinha) Mg2+Cl- = MgCl2 (Cloreto de Magnésio) Al3+O2- = Al2O3 (Óxido de Alumínio)
Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.
A Ligação iônica é um tipo de ligação química que ocorre entre um ametal e um metal. Nela, o metal perde elétrons e o ametal ganha, portanto há transferência de elétrons. A consequência é a formação de íons, ou seja, cátions (elementos que perderam elétrons) e ânions (elementos que ganharam elétrons).
A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais.
42 curiosidades que você vai gostar
Ligação covalente é uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos.
A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.
A ligação iônica é um dos tipos de ligações químicas, que acontece com a finalidade de estabilizar dois átomos, normalmente um metal e um ametal; metal e hidrogênio.
Ligação iônica da molécula de Cloreto de Magnésio.
A ligação iônica consiste na união de íons com cargas de sinais contrários, mediante forças eletrostáticas. Ocorre com a transferência de elétrons de um átomo para outro, formando cátions (íons positivos) e ânions (íons negativos), que se atraem mutuamente.
A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais, com a finalidade de ficarem estáveis.
O ácido fluorídrico é composto de um átomo de flúor e um de hidrogênio, ligados por uma ligação covalente. Ele é um líquido incolor, fumegante, de ponto de ebulição 20 ºC sob pressão normal.
2) Ligação Covalente Polar: Ocorre entre átomos diferentes. Dessa forma, o átomo que possui maior eletronegatividade atrai o par eletrônico compartilhado com maior intensidade. Ex.: HCl.
Ligação covalente coordenada ou dativa
Veja o exemplo com a molécula de ozônio (O3): Observe que na molécula, dois átomos de oxigênio se estabilizaram com uma ligação covalente dupla. Assim foi possível “emprestar” um par de elétrons para que o outro átomo de oxigênio também alcançasse o octeto.
I) Ligação simples – um par de elétrons compartilhado pelos dois átomos. A molécula de água tem duas ligações simples. II) Ligação dupla – dois pares de elétrons compartilhados. III) Ligação tripla – três pares de elétrons compartilhados.
Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.
Ligação iônica é o nome dado a uma das três formas como os átomos podem interagir entre si. As outras formas de interação entre átomos são a ligação covalente, que ocorre entre átomos de ametais, hidrogênios, ou ametal e hidrogênio, e a ligação metálica, a qual acontece somente entre átomos de um mesmo metal.
O cloreto de hidrogênio (HCl) é uma molécula linear com diferença de eletronegatividade entre o cloro e o hidrogênio. O cloro mais eletronegativo adquire negativo, por atrair os elétrons para perto de si, e o hidrogênio adquire caráter positivo. A molécula é polar.
As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.
Há quatro tipos de ligação covalente: simples, dupla, tripla e a dativa.
A molécula de ácido fluorídrico, HF, é polar pela ligação entre o hidrogênio e o flúor, nesta ligação covalente os elétrons são mais deslocados para o átomo de flúor criando pólos na molécula.
A hipercolesterolemia familiar (HF) é uma doença genética que se caracteriza por níveis bastante aumentados do colesterol. Devido a esse nível, existem manifestações precoces de ataques cardíacos, necessidade de cirurgias de pontes de safena ou angioplastia, entre outras.
Outros exemplos de ligações covalentes polares são: HF e HBr.
Nesse tipo de ligação há a formação de moléculas, que podem ser representadas por suas respectivas fórmulas moleculares, isto é, a representação mais simples que indica quantos átomos de cada elemento têm na molécula. Alguns exemplos de fórmulas moleculares são: H2, S2, O2, N2, H2O, CO2, etc.
O que são habilidades interpessoais?
O que é cream cheese em portugal?
Como criar conta na psn americana?
Como denunciar um medico por mau atendimento cremesp?
Como fazer um script de vendas por telefone?
Qual a diferença entre arrasaram e arrasarão?
Quem mais compra soja do brasil?