Um agiota é uma pessoa que oferece empréstimos a taxas de juros extremamente alta, tem termos estritos de cobrança em caso de falha e geralmente opera fora de autoridade local.
Em termos simples, podemos dizer que a prática de agiotagem consiste em emprestar certo valor a um terceiro que precisa, mas incorporando juros abusivos a esse processo. Os juros podem variar de acordo com a vontade de quem empresta (o agiota). ... Em alguns casos, esses juros são cobrados mensalmente.
Afinal, é crime pegar dinheiro com agiota? Não, a lei não define nada sobre o fato de quem pega dinheiro emprestado com o agiota ser um criminoso. Inclusive, quem sofre ameaças, extorsão e cobranças constrangedoras e perigosas de agiotas são vítimas da agiotagem.
A Lei 1.521/51 dispõe sobre crimes contra a economia popular. ... O termo agiotagem também é utilizado como sinônimo de usura, todavia, a cobrança de ágios, dentro dos limites legais não é considerado crime, é exatamente o que os bancos fazem quando emprestam dinheiro.
O agiota é uma pessoa que não trabalha em uma empresa legalizada para a concessão de crédito às pessoas. No entanto, ele oferece o dinheiro que muitas delas necessitam para fugirem das dívidas. Acontece que essa facilidade vem ao custo de uma série de imprevistos para os solicitantes.
26 curiosidades que você vai gostar
Se você não conseguir negociar as taxas de juros das dívidas com agiotas, pode tentar emprestar dinheiro a juros mais baixos de outra fonte. Por exemplo, se você paga sua dívida a 15% ao mês ao agiota, pode quitá-la emprestando a mesma quantia por 10% ao mês.
Primeiramente, você deve fazer uma denúncia em um posto policial próximo de você, e depois proceder para um órgão de defesa ao consumidor. Existe também a ANDIF (ou Instituto Nacional de Defesa ao Consumidor do Sistema Financeiro), que recolhe denúncias contra esse tipo de prática.
Às taxas cobradas por agiotas são extremamente injustas e irregulares, uma vez que eles não são autorizados por órgãos reguladores a emprestar dinheiro. Reivindicam muito além do teto de juros que é permitido cobrar pela lei, por isso é caracterizado como um crime que ludibria o consumidor.
O empréstimo de dinheiro entre pessoas físicas não é proibido, exceto quando existe cobrança de juros abusivos, ou seja, superiores àqueles legalmente permitidos. ... A ilegalidade reside, portanto, justamente na cobrança de juros superiores à taxa permitida por lei (12% ao ano).
O que são metricas de marketing?
Qual o profissional que faz o teste de QI?
Como o desperdício de alimentos impacta a sociedade?
O que é gordura localizada na barriga?
Quanto custa lamborghini veneno?
Como saber se tenho exoftalmia?
Quais profissões ganham mais no Canadá?
Quem foram os colorados e os blancos na Guerra do Uruguai?
Qual é a composição genética de um indivíduo?
O que é o cabeçalho de um E-mail?