O diagnóstico de Rousseau foi no sentido de que a origem da desigualdade está na instituição da propriedade. Propriedade ilegítima que substituiu a justa posse. Para ele, a riqueza, que gera a vaidade, corrompe a moralidade e a desigualdade, que gera a inveja e o ódio, corrompe a política.
Como surgiu a desigualdade, segundo Rousseau - Espaço Democrático. Outro livro fundamental de Rousseau é A origem da desigualdade, cujo título completo é o seguinte: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, publicado em 1755.
A desigualdade natural (sexo, idade, força, etc.) não é o objetivo dos estudos de Rousseau, pois como o próprio nome já afirma, esta desigualdade tem uma origem natural e não foi ela que submeteu um homem a outro. A origem da desigualdade moral ou política é o que interessa para Rousseau.
Para compreender a base dos principais conflitos e avanços na sociedade, Rousseau divide a desigualdade entre os homens em duas formas representativas: a desigualdade natural e física e a desigualdade moral e política.
Rousseau divide "O Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens" em duas partes. Na primeira o homem é analisado tanto em seu estado natural como civilizado e, na segunda, é defendida a ideia de que as desigualdes têm sua origem nesse estado de sociedade.
Para Platão essa desigualdade de classes não é necessariamente um problema, desde que cada cidadão seja encaminhado para a função que está em conformidade com a sua natureza. ... Isso porque, para ele, cada um nasce mais preparado para exercer um determinado tipo de atividade.
Há diversos autores que evidenciam inúmeras contradições entre as propostas que Rousseau elaborava para a transformação da moralidade, da sociedade e da política e a sua própria conduta pessoal.
ROUSSEAU –DISCURSO SOBRE A ORIGEM DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS Por: Fernanda Prado1 Jean Jacques Rousseau no célebre Discurso sobre as origens e fundamentos da desigualdade entre os homens desenvolve a antítese fundamental entre a natureza do homem e a civilização.
Entretanto, para além das polêmicas, o pensamento de Rousseau foi um dos mais influentes para a geração de filósofos e cientistas sociais dos séculos XIX e XX que se propôs a refletir sobre os fundamentos da sociedade, bem como suas contradições, como a exploração, a violência e a desigualdade.
Tão importante quanto a descrição proposta do Emílio de Rousseau, é o conhecimento de sua vida para que se possa demarcar sua posterioridade nas áreas de política, filosofia, psicologia infantil, literatura, sociologia, entre outras. Jean Jacques Rousseau foi um dos mais considerados pensadores europeus no século XVIII.
O que é bom para fortalecer a memória?
O que são políticas afirmativas e quais as suas propostas?
Quantos dias E a guarda compartilhada?
Como fica a estabilidade da gestante com a reforma trabalhista?
O que fazer para segurar o choro?
Quantas vezes eu posso errar a senha do cartão?
Quando a Maritaca troca as penas?
Quais os tipos de comunicação não verbal defina cada um delas?
Quais medicamentos baixam os leucócitos?
Qual o melhor exercício físico para eliminar gordura abdominal?
Como funciona o relé de tempo?
Como podem ser classificados os métodos analíticos?
O que causa um choque no corpo humano a corrente elétrica ou a tensão?
Porque a chama do fogão está vermelha?
É possível ter barriga tanquinho sem cirurgia?
Qual o caça mais rápido do mundo?