Os resultados obtidos indicam que o sobrepeso e a obesidade infantil podem alterar a postura, o equilíbrio e a praxia global.
Dentre as alterações posturais relacionadas à obesidade podem ser destacadas a hiperlordose lombar, hipercifose dorsal e hiperlordose cervical, que foram detectadas em vários estudos (1, 9-14), visualizados no Quadro 1.
Estudos indicam que a obesidade gera uma sobrecarga à coluna, causando alterações nas suas curvaturas normais, sendo que na maioria dos casos elas se apresentam mais acentuadas, bem como alterações posturais dos membros inferiores, que são bastante incidentes14.
Quando há excesso de peso , a coluna é forçada a assimilar a carga, o que pode levar ao comprometimento estrutural, lesões agudas ou degenerativas. A região da coluna vertebral que é mais vulnerável aos efeitos da obesidade é a parte inferior da lombar e por isso pessoas acima do peso sofrem com dores nesta região.
As características individuais e fatores extrínsecos influenciam de maneira significativa na postura corporal, tais como a personalidade, gênero, idade, etnia, atividades de vida diária, ambiente, temperatura e até mesmo a saúde mental.
Ele explica: “Alimentos que causem fermentação intestinal e digestão lenta, por exemplo, tendem a modificar o perfil postural, mesmo que momentaneamente. Maus hábitos regulares podem prejudicar a postura de forma crônica”, explica.
Alterações Posturais no Pilates para Obesos
A hipercifose é o aumento do grau da curvatura da coluna torácica, dando a impressão de uma “corcunda”. Essa alteração ocorre por diversos fatores, podendo ser uma alteração postural, por fraturas de osteoporose ou por patologias mais agravantes, como exemplos a Doença de Scheuermann e a espondilite anquilosante.
Temos fatores biológicos, genéticos e ambientais, que são uma alimentação, muitas vezes, inadequada, o sedentarismo, o estresse, distúrbios do sono. Todos esses fatores precisam ser cuidados”, explica a médica Alexandra Sete, coordenadora do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CEDOH).
O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
O que passar no teto de gesso antes de pintar?
Pode pintar o tênis com spray?
Qual a tinta usada para pintar telhado?
Como incentivar o aluno a desenvolver a oralidade?
Como funciona o aviso prévio no eSocial?
Como usar controle de PS3 no PC w10?
Quando um corte tem que dar ponto?
Quanto tempo o coelho fica grávida?
Quando trocar o tambor do freio?
Tem como conectar o Xbox One no notebook pelo cabo HDMI?
Quais são os crimes de ação penal pública condicionada à representação?
Como saber se um hidratante tem ureia?
Como saber se controle e original?
Como ver as respostas do formulário Google Classroom sendo aluno?