Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
Um elemento faz a quantidade de ligações necessidades para se estabilizar, e isso ocorre quando ele tem 8 elétrons na sua ultima camada de valência, por exemplo, o carbono só possui 4 elétrons na sua ultima camada de valência, logo, ele precisa realizar 4 ligações.
Será que você conhece bem os quatro tipos de ligações que existem? Os átomos se ligam entre si para formar as moléculas. Os tipos de ligação são:
Ligações Metálicas Como os metais possuem a tendência de formar cátions pela cessão de elétrons, esses cátions formam um retículo cristalino envolto em uma nuvem eletrônica. Exemplo: Ferro (Fe), Alumínio (Al), Cobre (Cu). a.
Ligação em que pares de elétrons são compartilhados pelos núcleos. Sendo que um elétron de cada par é cedido por cada um dos núcleos. Uma maneira de apresentar uma molécula de substância covalente é a fórmula estrutural plana, ou de Couper:
O que acontece se a pessoa comer só frutas?
Qual a posição certa para se deitar com pressão alta?
Quantos cavalos tem a Scania r500?
Qual o melhor ácido para clarear virilha?
Qual o ataque Legacy do Dragonite?
O que quer dizer enquanto há vida há esperança?
Como fazer para pedir a separação?
O que é melhor pomada ou creme?
Tem problema em deixar a roupa de molho na máquina?