A Caatinga sustenta a economia da região Nordeste por meio de duas vertentes: fornecimento de energia e produtos florestais não madeireiros. No primeiro caso, 30% da matriz energética da região vem da lenha obtida por meio de exploração não sustentável, utilizada por 70% das famílias na preparação de alimentos.
O Cerrado também fornece água, seja pelas suas águas subterrâneas, seja pelas nascentes de diversos rios que contribuem para importantes bacias hidrográficas do país. Muitos são os valores deste bioma e dos serviços ambientais (ou ecossistêmicos) de extrema importância econômica e social por ele prestados.
A Caatinga possui importância econômica e ecológica para todo país. O fato é que esse bioma, encontrado apenas no Brasil, possui farta riqueza natural, além de auxiliar na redução de CO2 (gás carbônico) da atmosfera terrestre e garantir a boa conservação da água e do solo.
“A riqueza da Caatinga está no componente herbáceo e do carrasco no componente lenhoso”, afirma Soares, que cita o pau-branco, endêmico do bioma, como uma árvore característica desta segunda vegetação, assim como uma espécie de aroeira, o mofumbo e a caatingueira.
Servem de alimento tanto para os seres humanos como para os animais, dentre eles destacam-se: umbuzeiro, o juazeiro, o umarizeiro, a quixabeira, o mandacaru, o maracujá-da-Caatinga, o cajueiro, o jenipapo e a palmeira licuri.
19 curiosidades que você vai gostar
A Caatinga deve ser considerada patrimônio biológico de valor incalculável e ser preservada e protegida, pois ela só existe no Brasil. A vegetação tem como finalidade proteger o solo. Sem ela, o terreno sofre o processo de erosão, causado pelo vento e pela água que arrastam os sedimentos (terra, detritos vegetais).
A Caatinga é frequentemente associada com a seca, pobreza e pouca biodiversidade, mas ao contrário do que se pensa, esse bioma confere valores biológicos e econômicos significativos para o país. ... Além disso, traz mais benefícios ambientais, como: a conservação da água, do solo e da biodiversidade.
A extração de madeira, a agricultura de sequeiro, a monocultura da cana-de-açúcar e a pecuária nas grandes propriedades são atividades econômicas tradicionais.
“As principais características da caatinga são: fauna e flora adaptada à seca, exclusividade brasileira, clima semiárido, várias espécies endémicas em extinção. ... A Caatinga é um importante bioma brasileiro, principalmente por ser o único bioma exclusivo do nosso país.
Características da Caatinga
A Caatinga ocupa uma área de 844.453 mil km² e a totalidade de seus limites encontra-se dentro do território brasileiro, ou seja, é um bioma 100% nacional. Abrange 8 estados do Nordeste: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.
As duas principais ameaças à biodiversidade do Cerrado estão relacionadas a duas atividades econômicas: a monocultura intensiva de grãos e a pecuária extensiva de baixa tecnologia. O uso de técnicas de aproveitamento intensivo dos solos tem provocado, há anos, o esgotamento dos recursos locais.
Aspectos econômicos do Pantanal
A economia pantaneira gira em torno das atividades pesqueiras e do turismo. Entretanto, recentemente foi incluída nas atividades da região a pecuária bovina, principalmente no estado do Mato Grosso.
Assim, a principal atividade econômica do local é a pecuária extensiva com destaque para a criação de bois e ovelhas. Já as principais produções agrícolas da região são: soja , arroz, milho, trigo e uva. Leia também: Rio Grande do Sul.
Esse bioma possui grande importância social, para comunidades indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros, que extraem do Cerrado a sobrevivência de suas famílias, com uso do conhecimento tradicional. ... Os crimes ambientais potencializam as ameaças ao bioma Cerrado.
O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil. ... Além dessas riquezas ambientais, o Cerrado tem grande importância social, pois, muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, como os quilombolas, os ribeirinhos e as etnias indígenas.
Justificativa: Importante cuidar do Cerrado pois é um bioma rico que tem suas raízes profundas que leva água para o subterrâneo, lençol freático. Árvores ajudam também a ter chuva e a haver água. Água garante ter vida no planeta.
A vegetação da caatinga é formada por plantas xerófitas, isto é, que estão adaptadas a climas desérticos e semiáridos. Para facilitar o armazenamento da água, as raízes das plantas costumam cobrir o solo. ... Dentre as espécies da flora da caatinga, estão o juazeiro, o ipê-roxo e a macambira.
Em função do clima semiárido da região onde se encontra, a vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinho e pouquíssimas folhas. ... A vegetação é formada por plantas adaptadas ao clima seco, em que ocorrem poucas chuvas. As principais espécies são o Mandacaru, o Xique-xique, a Aroeira e a Braúna.
As principais atividades que contribuem para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) são a agropecuária, o setor de serviços, indústria e comércio.
Atividades econômicas do Brasil (continuação)Economia da Região Norte.Cultivo de cana-de-açúcar na Região Nordeste. ... A pecuária possui grande relevância para a economia da Região Centro-Oeste.Economia do Sudeste abriga as maiores montadoras de automóveis do país.
De acordo com historiadores, o ciclo do ouro representou o ápice da economia brasileira no período colonial. A atividade de mineração no Brasil tem início no final do século XVII com a descoberta das primeiras minas. Nesse período, o Nordeste perde a centralidade que tinha durante o ciclo da cana-de-açúcar.
No bioma Caatinga, o corte e a queima sustentam a agricultura tradicional, cujos impactos são sentidos na fertilidade do solo e na extinção de espécies da fauna e flora. Na Amazônia, favorecem a expansão agropecuária.
Em áreas desprotegidas, o manejo florestal sustentável é a estratégia mais adequada para evitar o desmatamento da Caatinga, conservar a biodiversidade e gerar benefícios socioeconômicos, mediante o fornecimento de matéria-prima para atender às crescentes demandas da sociedade.
Atualmente, a Caatinga está fracamente representada na rede brasileira de Unidades de Conservação com somente 1% em Unidades de Conservação de Proteção Integral e 6% em Unidades de Conservação de Uso Sustentável.
Cada um desses ambientes abriga uma diversidade enorme de vegetação e de fauna. A biodiversidade presente nesses biomas está diretamente relacionada com a manutenção esse meio ambiente equilibrado do ponto de vista ecológico.
Como saber se o sofá é de boa qualidade?
Como se separa a palavra sorveteiro?
Como higienizar frutas e verduras Ministério da saúde?
Como colocar uma sombra na imagem no Photoshop?
Como saber se o deslocamento do saco gestacional melhorou?
Como identificar uma terra ácida?
O que fazer quando seu amigo diz que gosta de você?
Como saber se o kefir morreu ou estragou?
Como saber se o pneu e para frio ou quente?
Como saber se o slot PCI-e queimou?
Como funciona módulo de ignição?
Como saber se o pH do shampoo e baixo?
Como saber se o sorvete está estragado?
Quando o homem percebe que está perdendo?
Qual o plural de Couve-flor pão de ló e amor perfeito?
O que são bastonetes da retina?