O conceito de difusão explica como alguns traços culturais são adquiridos ou espalhados. O difusionismo ajuda a explicar a aculturação, mas não é capaz de explicar todos os aspectos culturais como os primeiros difusionistas acreditavam. Existem exemplos de culturas em contato próximo que não partilham muitos traços.
A hipótese difusionista sustenta que os diversos povos terrestres receberam influências dos vizinhos e dos diversos contactos que estabeleceram ao longo da História e que a maior parte das inovações sociais, técnicas, mitos, entre outros, se propagaram pelas migrações e pelos contactos estabelecidos entre os povos.
[ Antropologia ] Teoria ou corrente que defende a difusão cultural ou a transmissão de elementos culturais de um povo ou de uma sociedade a outro povo ou sociedade, como factor importante de inovação, mudança e desenvolvimento.
Enquanto o evolucionismo tentava explicar essas variações pelos diferentes estágios que supostamente a humanidade passaria (mas sem esclarecer como passava de um estágio a outro), o difusionismo pressupunha uma falta de inventividade.
Culturalismo Norte-Americano
O principal representante foi Franz Boas com destaque para as obras: “Os objetivos da etnologia” (1888) e “Raça, Língua e Cultura” (1940).
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O Culturalismo inicia-se, então, com um grupo de pensadores da Faculdade de Ciências Jurídicas na cidade do Recife que congrega Tobias Barreto (1839-1889); Silvio Romero (1851-1914), ambos sergipanos; Clovis Beviláqua (1859-1955), cearense; Artur Orlando (1858-1916), pernambucano.
Franz Boas é um antropólogo alemão radicado nos EUA, conhecido como “pai da antropologia americana”. Boas revolucionou o conceito de cultura e o modo de estudar culturas. ... É autor fundamental a quem se interessa pela antropologia.
Escola Evolucionista
Ela tem início no século XIX e é marcada pelo pensamento dicotômico que divide as sociedades em “primitivas” e “civilizadas”. Os pensadores que contribuíram para a Escola Evolucionista, de modo geral, defendiam uma espécie de evolucionismo das sociedades humanas.
A antropologia evolucionária está preocupada com a evolução biológica e cultural dos seres humanos, passado e presente. Baseia-se em uma abordagem científica e reúne áreas como arqueologia, ecologia comportamental, psicologia, primatologia e genética.
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