A comunicação através da Libras, propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que já está previsto em lei a presença de intérpretes de Libras em diferentes instituições públicas , como escolas, universidades, congressos, seminários, programas de televisão entre outros.
- A utilização da Língua de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. Além disso, contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda.
Fica claro que, a língua brasileira de sinais LIBRAS, é a principal ferramenta para que haja a inclusão com responsabilidade e comprometimento, com o intérprete e outras ações educacionais necessárias para práticas inclusivas, não apenas no ambiente escolar, em todos os lugares onde há presença de surdos.
A Libras – Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. Em 2002, foi reconhecida pela Lei de nº 10.436 como como uma das línguas oficiais do país, sendo regulada pelo Decreto nº 5.626/2005.
O aprendizado da escrita de sinais pode representar para os alunos surdos um recurso simbólico a mais para seu desenvolvimento intelectual. Acreditamos que esse saber pode favorecer a aprendizagem da língua majoritária do Brasil, tanto na modalidade falada como na modalidade escrita.
24 curiosidades que você vai gostar
A sua importância pode ser exemplificada pelo fato de ela permitir que o surdo se comunique com indivíduos em condições semelhantes à sua e com os demais que utilizam a língua portuguesa. acaba tornando-se bilíngue para que possa interagir com todos à sua volta. Dizeu e Caporali (2005, p.
Ela sim, propicia não apenas a comunicação do surdo com ouvinte, mas também surdo com outro surdo. Além de estimular o desenvolvimento cognitivo. A alfabetização bilinguista prevê que sejam utilizados alguns recursos para que a mesma seja efetiva.
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual- motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola, além de ser uma educação inclusiva, é responsável pela formação de alunos surdos no país, criando novas possibilidades para essas crianças.
Como usar espremedor de suco de laranja?
Como identificar ligações iônicas?
Como fazer uma escora metálica?
Como se usa o demaquilante da Mary Kay?
Como usar os elementos de coesão?
Como identificar uma vala no mar?
Como usa extensor de elástico?
Como é a pessoa de Sagitário no amor?
Como usar o círculo cromático?
Como usar o WhatsApp business em mais de um PC?
Como usar óleo essencial no difusor pessoal?