Estas normas legais enfatizam a importância da ação coletiva compartilhada, a descentralização dos processos de organização, a tomada de decisões, a construção de autonomia e, principalmente, a consciência das escolas da necessidade de uma gestão democrática, em todos os níveis de ensino.
Contribui para a construção do imaginário da comunidade como um território educador, evidenciando o impacto da educação integral no desenvolvimento local e vice-versa. ... Promove espaços e ações que favorecem a interação com a população local, inclusive abrindo a escola para atividades da comunidade.
Para que a escola possa se organizar e funcionar de maneira eficaz, bem como cumprir suas funções sociais e educacionais, o planejamento participativo é um recurso extremamente importante na busca do aperfeiçoamento dos afazeres e auxilia, sobremaneira, na realização do trabalho coletivo.
A gestão participativa é algo que advêm de um poder de decisão democrática, coletivo e escolhido de forma abrangente pensando no bem comum. Portanto, esse processo de gerenciamento requer um poder de liderança, pois, um gestor deve participar de maneira ativa e coesa de todos os momentos de escolha da instituição.
Em um sentido amplo, podemos dizer que gestão participativa são processos de diálogo que procuram incluir todos os setores e grupos que estão envolvidos em uma questão, seja para compartilhar conhecimentos sobre um tema, seja para a identificação coletiva de desafios, seja para planejar ações e tomar decisões ...
17 curiosidades que você vai gostar
A gestão participativa é um modelo de administração estruturado na confiança entre os profissionais de diferentes níveis hierárquicos. Por meio dele, os colaboradores participam do processo decisório e cultivam a livre interação visando atingir os objetivos da organização.
Vantagens do planejamento participativo na escola:Construção de uma cultura de planejamento coletiva.Fortalecimento das práticas democráticas.Distribuição horizontal do poder da decisão.
O planejamento escolar participativo envolve os membros da comunidade escolar. Já o planejamento estratégico têm características mais semelhantes a um planejamento empresarial. Esses dois modelos de planejamento geram dúvidas sobre qual deverá ser escolhido e é ideal à realidade da instituição de ensino.
O Planejamento participativo permite coordenar idéias, ações, perspectivas e compartilhar preocupações e utopias, em vez de priorizar a conformação de instâncias formais e estáticas. Não existe um "modelo" para isso. De acordo com as caracteristicas próprias de cada coletivo, encontrar-se-á o mais adequado.
Quanto tempo o iogurte caseiro pode ficar na geladeira?
Como limpar o cache do Photoshop?
Qual o texto mais antigo da humanidade?
Quanto custava 1 Bitcoin no início?
Quantas vezes por dia devo alimentar as galinhas?
Quais os sintomas de câncer no osso da perna?
Quais são os sintomas da eritroblastose fetal?
Qual a função da Embrapa Solos?
O que quer dizer ligação em série?
Quem inventou o etanol como combustível?
Como limpar piso antiderrapante área externa?
Quais são os aminoácidos não essenciais?