Quais são os sintomas da eritroblastose fetal?

Pergunta de Marcos Cláudio Baptista Henriques em 03-10-2025
(56 votos)

Os sintomas da eritroblastose fetal só podem ser notados após o nascimento do bebê, entre eles está a anemia, edema e icterícia (pele amarela) no recém-nascido. Porém, os exames pré-natais são essenciais para medidas preventivas.

Quais são os sinais e sintomas da eritroblastose fetal?

Os sinais e sintomas da eritroblastose fetal apenas podem ser observados após o nascimento e, normalmente incluem anemia grave, pele amarelada e inchaço generalizado no bebê. Quando não é tratado adequadamente, o bebê corre grande risco de vida, especialmente devido à anemia severa provocada pela doença.


O que pode causar a eritroblastose fetal?

A eritroblastose fetal resulta classicamente da incompatibilidade aos antígenos Rho(D), que pode se desenvolver quando uma mulher com tipo sanguíneo Rh negativo engravida de um homem Rh positivo e concebe um feto com sangue também Rh positivo, às vezes resultando em hemólise.

Quais os sintomas apresentados pelo bebê quando ele é acometido pela DHRN sua resposta enviar?

A criança pode nascer com vários problemas de saúde, pode apresentar anemia, surdez, edema generalizado (inchado em várias partes do corpo), deficiência e paralisia mental por não ter oxigenação suficiente para o desenvolvimento do sistema nervoso central, insuficiência cardíaca, fígado e baço inchados.

Porque o sangue da mãe e do feto não se misturam?

O sangue da mãe não pode entrar em contato com o sangue do feto. Por isso a placenta apresenta uma estrutura em que as vilosidades por onde passam o sangue fetal ficam imersas nos seios sangüíneos da mãe. A troca de gases é feita através dos capilares.

Eritroblastose Fetal


21 curiosidades que você vai gostar

Quando o sangue do bebê mistura com o da mãe?

Eritroblastose Fetal: A Doença da Incompatibilidade Sanguínea entre Mãe e Feto. A eritroblastose fetal, também conhecida por doença hemolítica perinatal, ocorre quando existe uma incompatibilidade entre o sangue da mãe e do bebê.

Quais tipos sanguíneos não podem ter filhos juntos?

Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.

Quais são as situações que podem ocasionar o nascimento de uma criança com DHRN?

A DHRN acontece quando uma mulher de Rh-, sensibilizada imunologicamente gera um feto Rh+. Essa sensibilização, nada mais é, que a presença de anticorpos irregulares no sangue. Esses anticorpos agem normalmente na defesa do organismo quando em contato com antígenos correspondentes.

Como detectamos a DHRN?

O diagnóstico toma por base exames de sangue da mãe e, às vezes, do pai. Às vezes, imunoglobulina é administrada à mãe durante a gestação para ajudar a prevenir essa doença no recém-nascido. O tratamento pode incluir transfusões de sangue para o feto antes do parto e para o recém-nascido após o parto.



Outras questões

O que aconteceu com a Abigail Quando Chama o Coração?

Qual a série mais vista em 2021?

Tem favelas na Europa?

De quem é a frase e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará?

Quais são os princípios que norteiam a atuação dos juizados especiais criminais?

Qual a melhor pomada para leishmaniose?

Como investir em Bitcoin com 50 reais?

Qual a durabilidade da sobrancelha Shadow?

O que é a metade de 30?

Quantas telhas galvanizadas por metro quadrado?

Como é feito a rescisão de contrato de trabalho?

Quem pode praticar dança de salão?

Quem pode assinar laudo elétrico?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com