EFEITOS DAS CONDIÇÕES DE CORTE PARA TORNEAMENTO A velocidade de corte afeta diretamente a vida da ferramenta. Aumentando a velocidade de corte, a temperatura de usinagem aumenta, resultando na diminuição da vida da ferramenta. A velocidade de corte varia dependendo do tipo e dureza da peça usinada.
Ela também é denominada de velocidade máxima de processamento. n = Rotação [1/min.] Juntamente com a velocidade de avanço, a velocidade de corte tem influência decisiva sobre o tempo de processamento na usinagem, portanto sobre a produção/ a quantidade produzida por unidade de tempo e a qualidade de superfície obtida.
A determinação desses fatores depende de muitos fatores: o tipo de operação, o material a ser usinado, o tipo de máquina-ferramenta, a geometria e o material da ferramenta de corte. Além disso, os parâmetros se inter-relacionam de tal forma que, para determinar um, geralmente, é necessário conhecer os outros.
Velocidade de Corte (V C):
O cálculo da velocidade de corte vai depender diretamente do material a ser usinado, e esse dado é uma grandeza diretamente proporcional ao diâmetro da peça que está sendo usinada, no caso dos tornos; ao diâmetro da ferramenta, no caso das fresadoras; e à rotação do eixo árvore.
Conforme Trent (2000), o incremento da velocidade de corte no fresamento de rosca tende a um aumento do desgaste da ferramenta que conseqüentemente aumenta a força de usinagem (Fu).
17 curiosidades que você vai gostar
A força de usinagem aumenta linearmente com o aumento do teor de carbono da peça e da ferramenta. Pode-se ter variações consideráveis pela variação dos teores de elementos de liga que atuam sobre a diminuição da força de corte, como por exemplo pelo enxofre.
Estas forças estão diretamente relacionadas à geometria da ferramenta, do material da ferramenta e da peça. As três componentes da força de corte no referencial do inserto (Ft, Fr e Fa) estão em direções em que não coincidem com as direções dos eixos do dinamômetro fixo na mesa da máquina.
A velocidade de corte (vc), medida em metro por minuto (m/min), é a velocidade instantânea do ponto selecionado sobre o gume, no movimento de corte, em relação a peça. No fresamento, o movimento de corte é proporcionado pela rotação da ferramenta. A velocidade de corte é, então, uma velocidade tangencial.
Para calcular a rpm do rebolo, a fórmula muda um pouco. Como a velocida- de de corte do rebolo é dada em metros por segundo (m/seg), multiplica-se a fórmula original por 60. Isso é feito para transformar a velocidade de metros por segundo (m/seg) para metros por minuto (m/min).
Velocidade de Corte é 110m/min. l(mm/min): Compr. Usinado por Min.
Ângulo de folga.Ângulo de posição/ângulo de corte.Ângulo de saída/superfície de saída.Deformação.Geometria negativa.Geometria positiva.Raio de canto (raio de ponta)
Os parâmetros que descrevem o movimento da ferramenta e/ou peça são: freqüência de rotação, velocidade de corte e velocidade de avanço. As dimensões do corte são: profundidade de corte e penetração de trabalho.
A forma do cavaco é alterada pelo uso de fluido de corte devido os seguintes fatores:Diminuição da resistência ao escoamento causada pelo atrito.Deflexão do cavaco causada pela injeção de fluido.Encruamento do cavaco devido a ação do fluido de corte.
O disco abrasivo suporta uma velocidade máx. de 80m/s, quanto maior for o diámetro do disco maior será sua velocidade periférica e por este motivo, ESMERILHADEIRAs de 7” y 9” possuem RPM menor do que as de 4 ½”.
A Força de Corte é diretamente proporcional ao comprimento do gume ativo. Ocorre que a variedade de geometrias de ferramenta dificulta o cálculo de b.
...
Cálculo de bb : comprimento do gume ativo [mm]ls : ângulo de inclinação do gume principal [graus]ap : profundidade de corte [mm]
FÓRMULAS PARA FRESAMENTO*Dividido por 1,000 para converter mm em m. DC(mm) ; Diâmetro da Ferramenta. π(3.14) ; Pi. ... vf(mm/min) ; Avanço por Mesa. z ; Número de Insertos. ... L(mm) : Comprimento Total do Avanço da Mesa (Comprimento da Peça (I) + Diâmetro da Ferramenta (DC)) vf(mm/min) : Avanço da Mesa.
Fórmulas Básicas para Calcular Parâmetros de Corten: Rotação (RPM);Vc: Velocidade de corte (m/min);π: Constante PI (3,14159…);D: Diâmetro efetivo da ferramenta (mm).
A velocidade de corte varia dependendo do tipo e dureza da peça usinada. É necessário selecionar uma classe adequada à velocidade de corte. Aumentando a velocidade de corte em 20% a vida da ferramenta diminui para 1/2. Aumentando a velocidade de corte em 50% a vida da ferramenta diminui para 1/5.
A velocidade tangencial ou periférica tem como característica a mudança de trajetória a cada instante, porém o seu módulo permanece constante. Um exemplo é o movimento circular da Terra em volta do Sol. A velocidade escalar (ou velocidade linear) descreve a rapidez com que uma partícula percorre determinada trajetória.
Força de corte (Fc): é a projeção da força de usinagem Fu sobre a direção do corte (dada pela velocidade de corte). Força de avanço (Ff): é a projeção da força de usinagem Fu sobre a direção do avanço.
Profundidade de corte (ap): é a quantidade que a ferramenta penetra na peça, medida perpendicularmente ao plano de trabalho.
➢ Movimento de avanço ( f ): É o movimento entre a ferramenta e a peça que, juntamente com o movimento de corte, possibilita uma remoção contínua do cavaco ao longo da peça.
Força de usinagem: força total resultante que atua durante a usinagem sobre a cunha cortante. Introduzindo-se um fator de proporcionalidade, obtém uma relação entre as componentes da força de usinagem e a área da seção de corte.
O que são números primos e quais são eles?
Quanto recebe um soldado do exercito brasileiro?
Como desbloquear touch id iphone 6?
O que é a divisão regional do trabalho?
O que pode causar a contaminação cruzada?
Qual o melhor site para fazer cursos online com certificado?
Quais são as cores das placas de advertência?
Quais os riscos de uma angioplastia com stent?
Quanto equivale 1 kg de gordura?