Através da nossa subjetividade construímos um espaço relacional, ou seja, nos relacionamos com o "outro". Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade.
Em todas elas, Leontiev aponta que a subjetividade é o que permite a particularidade do indivíduo, seja nas esferas constitutivas das funções psíquicas, da atividade, da consciência, seja nas da própria personalidade.
A análise do desenvolvimento da subjetividade requer adentrar no movimento contínuo de produção de sentidos subjetivos para identificar os impactos, as rupturas e as construções que estes são capazes de desencadear no sujeito.
Assim, podemos entender que a construção da subjetividade acontece, também, através da relação de trabalho, onde fatores como cultura organizacional, hábitos, costumes, modelo de gestão, estilo de liderança, tecnologia, maturidade, podem interferir na formação dos profissionais quanto indivíduos.
Isso porque as pessoas se agrupam de acordo com as suas semelhanças. Assim, ao mesmo tempo que as nossas particularidades nos façam diferentes um dos outros, elas também nos aproximam em certos aspectos. Além disso, é necessário mencionar que a preocupação com a subjetividade é uma questão moderna.
40 curiosidades que você vai gostar
SUBJETIVIDADE COMO OBJETO DA PSICOLOGIA A Psicologia colabora com o estudo da subjetividade: é essa a sua forma particular, específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.
Entende-se subjetividade como um processo no qual o sujeito se apresenta como resultado da convergência de vetores de produção que ganha forma ao se conectar a múltiplos elementos como as relações familiares, a mídia, a cultura, a arte, a violência social, entre outros.
O que é Subjetividade:
Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto. A subjetividade é algo que muda de acordo com cada pessoa, como o gosto pessoal, por exemplo, cada um possui o seu, portanto é algo subjetivo.
Significado de Subjetivo
Relativo ao sujeito; próprio de cada pessoa; particular, individual, característico, próprio: opinião subjetiva. Que se refere ao indivíduo ou dele faz parte: experiência subjetiva. [Filosofia] Particular ou relevante acerca de um indivíduo; pessoal.
Subjetivo é tudo aquilo que é próprio do sujeito ou a ele relativo. É o que pertence ao domínio de sua consciência. É algo que está baseado na sua interpretação individual, mas pode não ser válido para todos. Entre os sinônimos de subjetivo estão: intrínseco, tendencioso, individual, peculiar, pertinente.
Destaca-se, assim, que o desenvolvimento subjetivo trata-se da possibilidade de criar caminhos subjetivos alternativos para enfrentar qualquer situação conflituosa ou desafiadora, preferencialmente, dando-se a partir da emergência do indivíduo como sujeito ou agente, ou seja, implicando-se subjetivamente com os ...
A subjetividade, segundo eles, é formada na relação do sujeito com o outro, processo mediado pela linguagem e pelo contexto histórico-cultural. O psiquismo dos indivíduos se desenvolve pela apreensão de signos e significados, que, por usa vez, são construídos socialmente nas relações entre os homens.
De acordo com o autor, a subjetividade é o próprio ser, é o que se é em uma sociedade, uma totalização que se estende ao conjunto social. O indivíduo nada mais é do que a representação de sua época e reflete todo contexto em que se encontra inserido.
Pelas práticas educativas encontra-se o precioso caminho para educar e produzir a subjetividade. Em contraposição a essa situação, é possível identificar uma outra psicologia da educação que analisaria as condições simbólicas do sujeito na realização de sua prática.
Ao definir subjetividade, relacionando-a ao campo da gestão de pessoas, a autora citada, expõe primeiro a existência de um espaço interior, uma experiência vivenciada, que é individual, particular e intransferível. Um espaço, que de acordo com sua visão, agrega a razão, a intuição, o sentimento e o afeto.
adjetivo Que se expressa com clareza; sem rodeios; direto. Que age com rapidez; que não perde tempo com distrações.
Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção.
A objetividade é uma qualidade atribuída a algo ou a alguém que é direto em suas ações, sem perder tempo com especulações ou subterfúgios. Normalmente, a objetividade está relacionada ao fato de ser prático ou agir rapidamente, ser objetivo. Exemplo: “Marcos tratou com objetividade aquele assunto da semana passada”.
Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias.
Significado de Subjetivação
substantivo feminino Ação ou efeito de subjetivar; ato de se tornar subjetivo. Etimologia (origem da palavra subjetivação). Subjetivar + ção.
O direito subjetivo pode ser subdivido em direito subjetivo público e direito subjetivo privado. O direito subjetivo público é o direito de ação, de petição, direito de liberdade e direitos políticos.
A Teoria da Subjetividade fundamenta um caminho investigativo que permite a compreensão dos sentidos subjetivos e configurações subjetivas constituintes dos complexos processos psicológicos humanos produzidos nos diferentes espaços sociais, algo não observado nas abordagens teóricas dominantes na psicologia.
Ao tratar a identidade individual, estaríamos falando de subjetividade, que diz respeito a um perfil individual ou um modo de ser, aos sentimentos e emoções de um indivíduo e seus traços característicos e morais, sem esquecer que não há subjetividade sem um aparato cultural que lhe sirva de guia.
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”.
As marcas da subjetividade são identificadas nos enunciados por meio da utilização dos pronomes, dêixis, demonstrativos, advérbios, adjetivos situados dentro de coordenadas espaço- temporal: eu/tu, aqui e agora; ou ele, lá e então.
O que podemos fazer para minimizar os desastres ambientais?
Como descobrir o canto de um pássaro?
Qual é o nome do exame de colesterol?
Sou obrigada a pagar horas devido à pandemia?
O que é comportamento do cliente?
Como o Protocolo Hart funciona?
Pode colocar anilina em massa de bolo?
Quais os benefícios da prática de atividade física?
Como baixar o Play Store de graça?
Qual exame para descobrir embolia pulmonar?
Como funciona a política esportiva no Brasil?