Benefícios da atividade física
O exercício físico pode ajudar a prevenir patologias crônicas como doenças cardíacas e doenças vasculares, já que fortalece o músculo cardíaco, melhora a circulação sanguínea, reduz os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis de colesterol bom (HDL).
Com a prática de exercícios como a musculação, por exemplo, ocorre o fortalecimento da musculatura e consequentemente a maior sustentação dos ossos. Além disso, aumenta a lubrificação das cartilagens, melhora o desempenho das articulações e reduz dores em geral.
Praticar esporte ou exercitar-se significa reduzir a depressão, a ansiedade e as perturbações neurovegetativas, além de manter o peso, a pressão arterial e o colesterol dentro dos níveis da normalidade. A capacidade física fica maior, resultando em menor esforço físico para executar determinada tarefa.
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.
Silvia comenta que o excesso de atividade física pode também provocar dores musculares persistentes por todo o corpo, muito cansaço, anorexia, insônia, aumento da frequência cardíaca de repouso e menor desempenho sexual. Além de causar problemas articulares e ósseos.
Consequências do excesso de exercícios O excesso de exercícios físicos provoca alterações na produção de hormônios, aumento da frequência cardíaca mesmo durante o descanso, irritabilidade, insônia e enfraquecimento do sistema imunológico.
O efeito indireto da atividade física sobre o osso efetivado por fatores hormonais compreende a produção de citocinas e a libera- ção de fatores de crescimento pelas células ósseas, com conse- qüente aumento da atividade osteoblástica(30).
É qualquer movimento corporal. Em outras palavras é tudo aquilo que se faz no dia a dia. Por exemplo, limpar a casa, brincar com os filhos, caminhar até a padaria, passear com o seu cachorro, subir e descer escadas.
Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume. Muito se fala sobre os benefícios da atividade física para a boa forma e a saúde, com foco em aspectos estéticos ou em doenças relacionadas ao acúmulo de gordura e suas consequências. Contudo, os benefícios de trabalhar o corpo vão muito além disso e podem surpreender.
A prática regular de qualquer atividade física traz alguns benefícios gerais tais como melhora da circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico e redução do risco de doenças cardiovasculares e prevenção de outras patologias. Além disso, exercícios físicos elevam a autoestima, combatem o mau humor, estresse e ansiedade .
Atualmente, a recomendação médica é para que se pratiquem exercícios físicos durante 30 minutos diários por cinco dias da semana.
Deve-se considerar, também, que toda modalidade de treino físico envolve algum momento de alongamento e relaxamento da musculatura, o que faz com que tensões localizadas sejam amenizadas. Além disso, as atividades físicas têm impacto neurológico, fazendo com que o corpo aumente a produção de endorfina.
Faz mal respirar água sanitária?
Qual suplemento estimula o GH?
O que acontece depois do ensino médio?
É possível ter hipermetropia e astigmatismo?
Qual a diferença entre leito e semi leito?
Quantas vezes posso errar a senha do cartão por dia Caixa?
Pode ser registrado com menos de 18 anos?
Qual a relação da taxa Selic com o CDI?
Quanto tempo da Espanha para Lisboa?
Pode carregar o celular no nobreak?
Precisa colocar o 0 antes do DDD?
O que levar quando se vai estudar para fora?
É perigoso usar produtos vencidos?
O que acontece se não retirar o ferrão da abelha?