A preservação do patrimônio cultural pode e deve ser congruente ao desenvolvimento econômico e social. Este, como dito anteriormente, está vinculado a todos os campos da ação humana e é a base da sua formação, um verdadeiro alicerce do desenvolvimento econômico, tecnológico, social e artístico.
Importância da preservação do meio ambiente
A preservação do meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais. Os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza.
O conjunto de bens naturais de um país e que lhe prove valor econômico, ecológico, cultural, espiritual, paisagístico, histórico e social pode ser considerado como seu patrimônio ambiental. Esse patrimônio deve ser protegido e conservado por todos através de atitudes de vida e consumo mais conscientes.
Trata-se de uma ferramenta que permite contato com a natureza de forma indireta, preservando o habitat de diversas espécies animais e vegetais. Agora que conhecemos a importância de preservar o patrimônio ambiental, vamos fazer nossa parte. Assim teremos um mundo mais sustentável e melhor de se viver.
Portanto a cultura está estreitamente ligada às ações, às representações coletivas, às regras e condutas (DURKHEIM) e às lutas de classes (MARX). Nessa linha de pensamento, o conceito de meio ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui também as relações sociais, econômicas e culturais.
24 curiosidades que você vai gostar
A definição de cultura é bem complexa. Mas, a título deste artigo, vou adotar o seguinte conceito: cultura é um conjunto de valores, ideias, conhecimentos, costumes, símbolos, entre outros, que identifica um grupo social, familiar, étnico e religioso e assim por diante.
Graças a sua capacidade de transmitir seus inventos e suas modificações a seus descendentes, o homem passa a produzir cultura. Podemos, assim, definir a cultura como o conjunto de tudo aquilo o que o homem constrói modificando a natureza.
A manutenção dos bens naturais é importante pois permite o reconhecimento da história natural e também a análise das consequências que o estilo de vida hegemônico do ser humano pode causar na dinâmica natural do planeta (ZANIRATO e RIBEIRO, 2006).
Os patrimônios ambientais, também chamados de patrimônios naturais, são áreas escolhidas por conta de suas características estéticas ou científicas figurarem como prioritárias em processos de preservação para as gerações futuras.
20 Dicas para preservar o meio ambienteNão corte, nem pode árvores sem autorização. ... Preserve a vegetação nativa. ... Não altere cursos d água ou banhados, eles são protegidos por lei. ... Não crie peixes sem licença. ... Respeite os períodos de proibição da pesca.Não compre, nem tenha animais silvestre em casa.
Patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens materiais e imateriais que, pelo seu valor, são considerados de interesse relevante para a conservação da identidade e da cultura de um povo. Preservar é defender, proteger, resguardar, manter livre de corrupção perigo ou dano, conservar e exercer o direito à cidadania.
Brasil tem vários Patrimônios Naturais da HumanidadeParque Nacional do Iguaçu. ... Costa do Descobrimento Reservas de Mata Atlântica. ... Mata Atlântica Reservas do Sudeste. ... Área de Conservação do Pantanal. ... Complexo de Conservação da Amazônia Central. ... Ilhas Atlânticas Brasileiras: Fernando de Noronha e Atol das Rocas.
São eles as florestas, matas, lagoas, mangues, dunas, serras.
– Área de conservação do Pantanal; – Complexo de conservação da Amazônia Central; – Áreas protegidas do Cerrado – Parque Nacional das Emas e Chapada dos Veadeiros; – Ilhas Atlânticas Brasileiras – Atol das Rocas e Reservas de Fernando de Noronha.
A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.
O natural inclui formações físicas, geológicas e biológicas, com áreas ocupadas por espécies diversas de animais e vegetações, com valor científico e estético. Os patrimônios brasileiros, citados acima, são ecossistemas riquíssimos.
A conservação do patrimônio histórico gera desenvolvimento econômico, empregos, movimenta o comércio, gera intercâmbio, interação social, troca de conhecimentos, melhorias na infraestrutura das cidades, bem como conservação e valorização da cultura local.
Além da garantia da própria sobrevivência dos seres vivos e do homem, a preservação da natureza é rentável sob o ponto de vista econômico: preservada, ela renderá frutos para o homem e a coletividade, como fonte de vida e recursos econômicos, ou seja, precisamos do desenvolvimento sustentável, ao invés do “progresso ...
A natureza fornece ao ser humano desde elementos básicos para a vida (água, alimento, energia, ar puro) até oportunidades para recreação, inspiração e benefícios psicológicos e espirituais.
A separação entre natureza e cultura foi uma construção historicamente conduzida pelas sociedades modernas e é responsável pelas crises convergentes que vivemos hoje. Os povos indígenas nem mesmo têm palavras para descrever algo como natureza e cultura porque as entendem como mutuamente dependentes.
Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Ela é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.
Sendo assim, as crenças ambientais são capazes de indicar como os indivíduos se relacionam com o meio ambiente, bem como sua predisposição em agir ou não de maneira ecológica, permitindo, assim, uma compreensão do comportamento ecológico e suas formas de manifestação (PATO, 2004).
Assim, o meio ambiente é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. Também fazem parte do meio ambiente os recursos naturais, como a água e o ar e os fenômenos físicos do clima, como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo.
Unesco divide patrimônio em três tipos: culturais, naturais e mistos. Brasil tem 18 patrimônios reconhecidos pela Unesco.
Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis como os cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
Como baixar o Windows pela primeira vez?
Qual é a classificação dos répteis?
Como os rins auxiliam na manutenção da homeostase?
Como ler o exame de hepatite A?
Qual é o papel do sistema excretor no sistema tampão fisiológico?
Qual a importância do gestor escolar?
O que podemos fazer para diminuir o bullying nas escolas?
Como instalar Windows sem desinstalar o Linux?
Como os quadriláteros podem ser agrupados?
Como os reis foram conseguindo centralizar o poder?
Como transformar ventilador de controle remoto e interruptor?
Por que os refugiados vêm para o Brasil?
O que mostravam as pinturas dos murais romanos?
Como viviam os escravos antes de vir para o Brasil?
Quais são as formas de vida familiar e em comunidade dos indígenas?
Como instalar Pinta no Ubuntu?
Quais são os tipos de saltos olímpicos?
Qual o resultado normal para toxoplasmose IgG?