Para Vygotsky (1991) o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois os processos de simbolização e de representação a levam ao pensamento abstrato.
Segundo Kishimoto (2000) o principal objetivo, dar á criança um substituto dos objetivos reais, para que possa manipulá-los. ... O autor destaca que o brincar e falar constituem elementos em que a criança neste estágio dá a cada coisa as faculdades da vida, sentimento e fala. Ela imagina que as coisas podem ouvir.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. ... O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
Para Vygotsky, a brincadeira pode ter papel fundamental no desenvolvimento da criança. ... Segundo Vygotsky, “O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações dela mesma”.
Além de ser divertido, o brincar proporciona diversas coisas boas: estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor; favorece o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação; a brincadeira em grupo facilita o convívio social, ...
Kishimoto (2001) fala que o jogo pode ser visto como um objeto, uma atividade que possui um sistema de regras a ser obedecido pelos participantes e que distinguem uma modalidade de outra, também pode ser apenas um vocábulo usado no cotidiano para designar algo dentro de um determinado contexto social.
É através do brincar que a criança expressa seus sentimentos, relaciona-se, faz descobertas e inventa papeis, dando significado aos objetos do mundo natural e social. ... É por este motivo que os jogos e brincadeiras infantis transformaram-se em um espaço de importância fundamental na Educação Infantil (OLIVEIRA, 1997).
Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 5 – nº 1 A Importância do Brincar na Educação Infantil Natali Alves Barros Lira1 Juliana de Alcântara Silveira Rubio2 Resumo
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor. Por que o brincar é tão importante na primeira infância? Jogos e brincadeiras fazem parte do universo infantil, dentro e fora do ambiente escolar.
Portanto, a brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados. Nas situações em que a criança é estimulada, é possível observar que rompe com a relação de subordinação ao objeto]
O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos que vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade.
Qual a DeFi mais promissora para 2022?
O que significa pressão 9 por 6?
Quanto custa um elevador residencial para 2 andares?
Quais são os princípios dos esportes de combate?
Qual a importância da prevenção de acidentes e da segurança no ambiente de trabalho?
Qual a quantidade de refrigerante para 50 pessoas?
Quais as duas respirações do Tanjiro?
Quem menstrua cedo para de crescer?
Quais os quatro ciclos econômicos que o Brasil teve?
Como funciona o visto de estudante americano?
Por que o Museu do Futebol foi criado?
Quais são os 42 biomas do Minecraft?
O que são compostos estereoisômeros?
Qual vinho é mais doce cabernet ou Merlot?
O que acontece com a Carmen em Império?