A hipercalcemia corresponde ao excesso de cálcio no sangue, em que são verificadas quantidades desse mineral superiores a 10,5 mg/dL no exame de sangue, podendo ser indicativa de alterações das glândulas paratireoides, tumores, doenças endócrinas ou por efeito colateral de alguns medicamentos.
O excesso pode acarretar problemas nas glândulas da paratireoide, câncer ou por distúrbios que lesionam os ossos, é detectado por exame de sangue quando ocorrem dilemas digestivos acompanhados de sede ou vontade de urinar constante, se tratando de um caso grave pode ocasionar confusões e até chegar ao coma.
Como confirmar
A hipocalcemia é diagnosticada através da dosagem do cálcio livre no sangue, chamado de cálcio iônico, que está abaixo dos níveis normais, que deve estar entre 4 a 5 mg/dl e a dosagem do cálcio total indica que está em falta quando abaixo de 8,5 mg/dl.
No caso do cálcio, aumenta-se o risco de pedras nos rins e calcificação dos ossos, por exemplo. E já existem estudos que afirmam que o excesso do mineral pode causar ataques cardíacos”.
Sete alimentos que roubam seu cálcioSal. Sal - Getty Images. ... Café Café - Getty Images. ... Refrigerante. Refrigerante - Getty Images. ... Alimentos com ácido oxálico e fitatos. Alimentos com ácido oxálico e fitatos - Getty Images. ... Chocolate. Chocolate - Getty Images. ... Gorduras. ... Excesso de ferro. ... Excesso de proteínas.
21 curiosidades que você vai gostar
A melhor forma de manter os níveis de cálcio ideais no organismo é oferecer a dose diária recomendada de magnésio, porque o mineral irá regular a absorção e a destinação do cálcio na quantidade adequada para cada parte do organismo.
O tratamento da hipercalcemia varia de acordo com a sua causa, sendo considerada uma urgência caso provoque sintomas ou atinja o valor de 13 mg/dl. Como forma de reduzir os níveis de cálcio, o médico poderá indicar uso de soro na veia e remédios como diuréticos, calcitonina ou bifosfonatos, por exemplo.
Pacientes com hipercalcemia podem apresentar sintomas como:Perda de apetite, náuseas e vômitos.Constipação e dor abdominal.Micção frequente.Fadiga, fraqueza e dor muscular.Alterações do estado mental, incluindo confusão, desorientação e dificuldade para pensar.Dor de cabeça.Depressão.
Quanto você deve ingerir de cálcio
O ideal é que crianças de 1 a 3 anos consumam 700 mg de cálcio por dia. Já as de 4 a 8 anos, 1 000 mg. Dos 9 aos 18 anos, deve-se ingerir 1 300 mg do nutriente. A partir dos 19 até os 70, a meta volta aos 1 000 mg diariamente.
O que é garantia e qual o seu prazo?
Qual a diferença entre Cnidaria e Ctenophora?
Como fazer o olho ficar azul naturalmente?
O que acontece se o juiz rejeitar a denúncia?
O que quer dizer a palavra Alagoas?
Quais são os principais ramos do Direito?
Quando o trabalhador falta na Sexta-feira desconta quantos dias?
Quem é o herói mais inteligente da Marvel?
Quanto é a segunda via do CPF?
Lutam ou lutaram qual o certo?
O que significa a palavra sujada?