Obs: A variação da deformação sofrida Δl = L - L0, pode ser indicada por x. Note que L é o comprimento final da mola e L0, o comprimento inicial.
A deformação ou elongação é a medida da variação do comprimento da mola. Nesse sentido, pode ser calculada pela diferença entre o comprimento final e o comprimento inicial da mola.
A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que: Fe — força elástica, dada em newtons; k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro; X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.
x: deformação da mola (m). ... Sua unidade mais usual é o N/m (newton por metro) mas também encontramos N/cm; kgf/m, etc. Exemplo: Um corpo de 10kg, em equilíbrio, está preso à extremidade de uma mola, cuja constante elástica é 150N/m.
Fel = K .
Fel: força elástica (N). K: constante elástica (N/m). Δx: deformação sofrida pelo corpo elástico (m).
15 curiosidades que você vai gostar
A força elástica é definida a partir da lei de Hooke.
Essa lei afirma que, quando se aplica uma força sobre uma mola, ela se deforma, dando origem a uma força elástica que tem a mesma direção da força externa, mas sentido oposto.
Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.
SI (m/m).
E= Módulo de elasticidade ou módulo de Young (Pascal)
A definição de um Newton, a unidade padrão de força, é N = kg * m/s2.
Por exemplo, se uma mola tinha inicialmente um tamanho de 20 cm e é esticada até 25 cm, então a sua deformação será de 5 cm. A unidade de medida da deformação x, entretanto, deve sempre ser o metro (m). Por isso, caso fossemos fazer um cálculo com a deformação de 5 cm, deveríamos usar o valor de 0,05 m.
Fórmulas de cálculo de molas de compressão em unidades métricasDiâmetro externo da mola. D 1 = D + d [mm] ... Diâmetro interior da mola. D 2 = D - d [mm] ... Deflexão de trabalho. H = L 1 - L 8 = s 8 - s 1 [mm] ... Índice da mola. ... Fator de correção de Wahl. ... Força geral exercida pela mola. ... Constante da mola. ... Diâmetro médio da mola.
A deformação no sentido longitudinal pode ser calculada dividindo a variação do comprimento nesse sentido pelo comprimento original : Enquanto isso, a deformação no sentido lateral é a divisão da variação de uma medida no sentido lateral pelo valor inicial dessa medida.
Obtém-se as tensões dividindo as forças pela área da seção transversal da barra, e a deformação específica dividindo o alongamento pelo comprimento ao longo do qual ocorre deformação.
Curva tensão/deformação
A tensão cr, que é expressa em megapascal (Mpa), Newton por milímetro quadrado (N/mm2) ou em quilograma por milímetro quadrado (Kg/mm2), é calculada dividindo a força F ou carga aplicada, pela área da secção inicial da parte útil do corpo de prova, S0.
Fórmula do trabalho
Para o calcular o trabalho de uma força devemos utilizar a fórmula T = F x d, em que: T – trabalho dado em joules; F – força dada em newtons; d – deslocamento do corpo dado em metros.
Os valores dos módulos de elasticidade para materiais cerâmicos são muito altos. Para os materiais poliméricos, os valores dos módulos de elasticidade são muito menores que os metálicos, variando entre 0,007 a 4 GPa.
No âmbito da Física, a tenacidade (cuja unidade é J/m3) consiste em uma propriedade mecânica dos metais, de absorção de energia, que indica a sua resistência, quando lhe é aplicada uma força de tração, podendo levar à deformação ou até à ruptura.
A elasticidade preço da oferta mede a variação na oferta de um produto conforme a variação no preço deste produto. Ou seja, essa medição verifica o quão sensível é a oferta em relação às variações no preço. Normalmente, quanto maior o preço de um produto, maior será a quantidade ofertada do mesmo.
As deformações resultantes dos campos de força podem ser classificadas em dois tipos:deformação elástica – é aquela em que removidos os esforços atuando sobre o corpo, ele volta a sua forma original.deformação plástica – é aquela em que removidos os esforços, não há recuperação da forma original.
O nanómetro, cujo símbolo é nm, consiste numa unidade da grandeza física comprimento. É um submúltiplo do metro. No sistema internacional de unidades (SI), o comprimento vem expresso em metros pelo que para converter nanómetros em metros é necessário reduzir nanómetros a metros, isto é, 1 nm = 10-9 m.
Temos que: Fel = k. Δl, onde k é uma constante positiva denominada Constante Elástica da mola, sendo sua unidade N/m no S.I.. A constante elástica da mola traduz a rigidez da mesma, ou seja, é uma medida que representa a sua dureza. Quanto maior for a constante Elástica da mola, maior será a sua dureza.
Força peso é a força gravitacional que qualquer corpo que apresenta massa exerce sobre outro corpo também dotado de massa.
O cálculo é bastante simples, necessitando apenas estabelecer a relação entre a massa (kg) e altura (m) do indivíduo. Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)².
Cálculo IMC
IMC é a sigla para Índice de Massa Corpórea, parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para calcular o peso ideal de cada pessoa. O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.
Em que EP Luffy se torna yonkou?
Quando e por que foi criado o termo ideologia?
O que acontece quando uma empresa compra a outra?
Como fazer para parar de tomar Alprazolam?
Como faço para ser uma aeromoça?
Quantos dias úteis Tem outubro 2021?
Quais são os principais ligamentos da articulação do ombro?
O que é necessário para tirar carteira e?
Como pagar na caixa multibanco por referencia?
O que significa sonhar com um altar?
Qual é o significado do nome Araújo?
Qual a frequência mínima na educação infantil?
Qual o melhor lugar para arrumar emprego?
Qual é a diferença conceitual entre uma memória do tipo SRAM e outra do tipo DRAM?