Por educação, quem presta um favor responde “de nada”, que significa “de modo nenhum” e vem do latim rem natam. Aqui no Brasil, o regionalismo acabou dando origem a novas formas de dizer o mesmo, como “imagina”, “não há de quê” e outras mais informais e recentes, como “falou” e “valeu”.
Significado de Por nada
locução adverbial Sem relevância, insignificante; desprovido de sentido, razão ou justificativa: eles acabam sempre brigando por nada.De nada; não tem de quê; modo de agradecimento usado em resposta a: - muito obrigada pelo presente! - Por nada!
A grafia correta dessa expressão é de nada. Tanto o termo denada quanto dinada estão errados. Geralmente, esse vocábulo é usado como uma forma de agradecimento quando alguém nos diz obrigado.
Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.]
Nada é classificado como pronome indefinido, quando confrontamos duas frases do tipo: «o João deu alguma coisa (um livro)»/«o João não deu nada». Nesta frases, nada ocupa a posição de complemento directo numa construção negativa.
41 curiosidades que você vai gostar
Pronomes indefinidos: algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer (todos esses admitem formas femininas e plurais. Os invariáveis: alguém, ninguém, outrem, tudo, nada, cada, algo. Pronomes interrogativos: que, quem, qual e quanto.
A palavra nada é considerada um advérbio de intensidade, embora você possa encontrar alguns autores que a classifiquem como advérbio de quantidade. Consideremos, pois, ambos como sinônimos, ou seja, a designação de advérbio de quantidade caiu em desuso, e hoje equivale à designação de advérbio de intensidade.
Gostaria que você soubesse que recebi sua mensagem de parabéns e realmente a valorizei. Muito obrigado por fazer do meu aniversário ainda mais abençoado! Quero agradecer a presença de todos no meu aniversário, mas acima de tudo, as palavras amáveis que me dirigiram. Obrigado!
Quando alguém diz “obrigado”, a resposta habitual é “de nada” ou “por nada”. Ou ainda: “não há de quê”.
O que é a sequência de Fibonacci?
Como saber se a cirurgia está inflamada?
Porque a fenolftaleína fica rosa?
Quais são as dimensões da qualidade?
Quem está de dieta pode tomar leite desnatado?
Como permitir edição no Google Docs?
Quem tem direito à cidadania portuguesa?
O que trabalhar no berçário artes?
O que é apresentação pessoal e profissional?
Quem tem gordura no fígado pode tomar leite de vaca?
Quanto tempo demora a exoneração?
Quanto tempo de inalação em bebê?
Quem se aposenta por insalubridade pode continuar trabalhando?