Importância dos sulcos do pneu Já quando os sulcos atingem o limite legal de 1,6 mm, essa capacidade cai para 55%, o que impacta diretamente a dirigibilidade e a segurança.
Além de ser ilegal andar com pneus que tenham menos de 1,6 mm de profundidade, a medição deve ser feita para garantir a segurança do motorista, do veículo, da carga transportada e demais motoristas nas estradas. Especialistas indicam que o ideal é trabalhar com um profundidade mínima de 3 mm.
Os canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem dos pneus são chamados de sulcos e sua principal função é escoar a água evitando assim a aquaplanagem. Os sulcos também garantem a aderência do pneu à pista e essenciais para garantir uma frenagem segura em pista molhada.
“Recomendamos uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa ser utilizado com segurança e, em caso de pista molhada, tenha a capacidade de drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo.
O sulco do pneu tem a função de evitar que isso ocorra. Como ele forma um canal pela banda de rodagem, ele consegue “puxar” a água que está na rua e conduzi-la para longe pelo movimento natural da roda do carro. Dessa forma, evita a aquaplanagem e melhora a dirigibilidade na pista molhada.
43 curiosidades que você vai gostar
O uso do profundímetro é muito simples: você simplesmente o introduz no sulco e dai mostra-se com quantos milímetros está o sulco; e chegando no ponto de remoção você deve retirar o pneu e não adiar esse momento.
Os pneus novos têm uma profundidade de piso de 8-9mm. A profundidade mínima legal é de 1,6mm.
O que diz a legislação é que o pneu deve ter um sulco de no mínimo 1,6 milímetro. Esse mínimo é o que indica o TWI, o Tread Wear Indicator, um tijolinho de borracha que fica lá no fundo do sulco.
Para saber se o pneu está em boas condições de transitar, é importante observar um dos indicadores de desgaste, como o Tread Wear Indicator. O TWI é a linha que fica entre os sulcos da banda de rodagem e indica o limite de desgaste do pneu — que deve ter uma profundidade mínima de 1,6 mm.
Uma dúvida muito comum dos motoristas é saber identificar a partir de qual momento o pneu é considerado em estado careca . De acordo a Resolução 558/80 do CONTRAN, os pneus devem estar com os sulcos — altura dos frisos na banda de rodagem — no máximo com 1,6 milímetro, abaixo disso o pneu é considerado “careca”.
Em anatomia, sulco é uma depressão ou ranhura estreita e alongada encontrada em superfícies anatômicas. Em alguns casos, é o local por onde passam nervos ou vasos sanguíneos, como o sulco coronário no coração.
Mais conhecidos como “bigode chinês”, os sulcos faciais são rugas que se estendem do canto do nariz às extremidades dos lábios, conferindo uma aparência mais envelhecida ao rosto.
Essas linhas coloridas têm a função de servir como referência dentro das fábricas durante os processos de inspeção. Elas ajudam a identificar as medidas dos pneus, evitando a mistura de medidas diferentes tanto no depósito como também durante o transporte.
De A a G, quanto menor o consumo de combustível, mais próximo do A. O A é o melhor para reduzir consumo de combustível. O G é o pior pneu, é o que faz o carro gastar mais combustível. Essa etiqueta está dizendo que esse pneu tem classificação F no consumo de combustível, ou seja, uma das piores.
O ideal é fazer a calibragem a cada 15 dias e com os pneus frios, ou seja, tendo rodado menos de 3 km com o carro. Ao calibrar com os pneus frios, você garante partículas de ar mais estáveis dentro dos pneus e uma calibragem mais eficaz e duradoura do seu carro.
A baixa pressão nos pneus também pode deixá-los mais sensíveis a danos na lateral por impacto, o que formam bolhas no local. Além disso, pode provocar trincas e amassados nas rodas. Tudo isso são fatores que levam a desconfortos de rodagem e diminuem a vida útil do sistema.
Você sabia que o próprio pneu já traz um indicador de desgaste? Chamado de TWI, este indicador visual se apresenta como pequenas barras de borracha entre os sulcos do pneu. Assim, você deve observar a altura da banda de borracha. Quando ela chega mais próxima ao TWI, é sinal de que já está na hora de trocar.
É um filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Quando a altura dos gomos atinge o TWI, quer dizer que o pneu está em seu limite de segurança — que, segundo o Contran (Resolução número 558/80), é de 1,6 mm de profundidade.
Pneu com desgaste no centro
Se o pneu apresentar um desgaste apenas na região central, com conservação das partes laterais, é sinal de que há pressão em excesso dentro dele. Se a pressão dentro do pneu for alta demais, apenas a sua parte central vai tocar no solo.
Como medir o TWI? O TWI é medido com um aparelho chamado profundímetro, mas na falta do equipamento o motorista pode usar a própria chave do carro. Basta encostar a ponta no fundo do sulco, colocar a unha na marca da banda de rodagem e, depois, medir essa distância na ponta da chave com uma régua.
Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo. Se você não percebeu esses indicadores no fundo dos sulcos, saiba que a espessura mínima do sulco é de 1,6 milímetro.
Um mesmo modelo de pneu pode ser comercializado com três, quatro ou até mesmo com cinco sulcos. Os sulcos são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem do pneu e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem.
Significado de Hidroplanagem
substantivo feminino Pouso de um avião sobre a água; amaragem, aquaplanagem. [Por Extensão] Deslizamento de veículos sobre uma pista molhada ou com água, que resulta da falta de aderência dos pneus com o solo.
Compromete o tempo de resposta ao frear
Uma das principais consequências de pneus carecas é a perda da aderência ao solo, propriedade fundamental para garantir a segurança na hora da frenagem. O desgaste reduz o atrito e faz com que o veículo percorra uma distância muito maior antes de conseguir parar totalmente.
O profundimetro digital é um aparelho destinado a medir a profundidade da banda de rodagem dos pneus, funciona a base de uma pequena bateria, e realiza os cálculos com resultados em milímetros e polegadas.
Como começar a vender copo da felicidade?
Como colocar QR Code no Google Forms?
Como funciona a câmera da Intelbras?
Como ganhar dinheiro vendendo coisas simples comidas?
Como é paga a entrada de um financiamento?
Como funciona o processo de distribuição?
Como gerar uma nova chave para saque do FGTS?
É seguro comprar no Ponto Frio?
Como pegar o GTA 5 de graça na Steam?
Quando começa a contagem do prazo da intimação eletrônica?
Como gastar energia bebê 6 meses?
Como funciona o processo seletivo da Teleperformance online?
Como gerar guia de depósito recursal trabalhista?
Como pagar com QR Code na máquina de cartão?
Como calcular a pena para progressão de regime?