Um processo eficiente de distribuição disponibiliza a quantidade certa de mercadoria, atendendo a princípios como tempo, lugar e destino. Isso, quando executado de forma eficiente, oferta as empresas grandes diferenciais, além de permitir maiores lucros e recorrência, no que diz respeito à previsibilidade financeira.
Conheça a seguir quais são as etapas da logística de distribuição e sua importância para os resultados.
Logística de distribuição é o conjunto de atividades que envolvem a gestão das mercadorias, desde o momento em que elas saem da fábrica, direto da linha de montagem, até a entrega ao cliente que as encomendou.
Ela é a etapa onde se faz a análise dos custos e qual a forma mais rápida de transportar a mercadoria. A partir disso, calcula-se as tarifas de frete cobradas dos clientes, levando em consideração a região de entrega, o fluxo de vendas e lucratividade.
DRP é a sigla para Distribution Requirements Planning, que em português significa Planejamento de Distribuição. Trata-se de uma ferramenta utilizada no registro e coleta de informações relacionadas às operações de distribuição.
substantivo feminino Ação de distribuir, de partilhar algo com outras pessoas; repartição: distribuição de prêmios. Modo pelo qual uma coisa se reparte ou divide por diferentes lugares: distribuição de luz. Entrega em domicílio: distribuição de correspondência, de mercadoria.
Conheça 5 etapas da logística de distribuição
Cadeia de distribuição: alinhe objetivos com gestão de relacionamento. ... Promover o alinhamento de estratégias e objetivos entre indústria e canais é um passo importante para reduzir os conflitos comuns dessa relação e gerar valor agregado aos produtos.
Qual a sua importância? A logística de distribuição permite um maior controle de saída dos produtos da sua distribuidora, fazendo com que eles cheguem mais rapidamente nos locais de venda. Isso faz com que não falte produtos em estoque nos pontos de venda, otimizando o giro de estoque.
Dicas para desenvolver um Planejamento de Distribuição mais eficiente
Para tornar a sua operação rentável e lucrativa é imprescindível otimizar processos e escolher a melhor forma de distribuição de produtos. Planejar detalhadamente e estruturar cada etapa da distribuição de produtos garante lucro para a empresa e satisfação dos consumidores.
O distribuidor é um intermediário que armazena e comercializa produtos em uma região específica, normalmente se especializando em um tipo de bem. Por exemplo, distribuidor de doces, de livros, de itens de informática, entre outros. Esse tipo de intermediário atua representando uma ou mais marcas em uma região.
Quais são as formas de distribuição? Antes de saber como selecionar os canais, é importante aprender como pode ser feita essa distribuição aos intermediários. Existem 3 maneiras: Nesse modelo, produtores e intermediários negociam um contrato de exclusividade tanto para distribuição quanto para vendas ao cliente final.
A ideia é atender a um segmento específico do mercado, seja em relação aos consumidores ou à localidade. Para que essa distribuição tenha sentido, o fabricante deve firmar parcerias com um ou poucos canais na mesma região, desde que não sejam concorrentes diretos.
Qual é a diferença entre império e reino?
Qual o lugar com o melhor clima?
Qual a importância do ensino de Libras?
Quanto tempo leva para a tilápia atingir 1 kg?
Qual o nome da primeira Igreja do mundo?
Quem faz cirurgia de catarata pode usar lentes?
Qual a melhor forma de representar o planeta terra?
Qual o significado do nome conrado?
Como se cadastrar na Qualicorp?
O que é o Cancioneiro da Ajuda?
Quais os alimentos que a lactante deve evitar?
Qual a idade que Patrick Chuei morreu?