O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola, além de ser uma educação inclusiva, é responsável pela formação de alunos surdos no país, criando novas possibilidades para essas crianças.
A comunicação através da Libras, propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que já está previsto em lei a presença de intérpretes de Libras em diferentes instituições públicas , como escolas, universidades, congressos, seminários, programas de televisão entre outros.
Libras é a abreviação de Língua Brasileira de Sinais. A língua de sinais também é conhecida como língua gestual, pois utiliza as mãos e os dedos, em substituição à língua, para se comunicar. É por meio dela que as pessoas surdas, ou com deficiência auditiva, se comunicam entre si e com o mundo.
Fica claro que, a língua brasileira de sinais LIBRAS, é a principal ferramenta para que haja a inclusão com responsabilidade e comprometimento, com o intérprete e outras ações educacionais necessárias para práticas inclusivas, não apenas no ambiente escolar, em todos os lugares onde há presença de surdos.
- A utilização da Língua de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas. Além disso, contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda.
27 curiosidades que você vai gostar
Inclusão. O principal motivo para a implantação do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas é buscar a inclusão da comunidade surda na sociedade. ... Ao introduzir a língua no ensino das crianças, elas poderão se comunicar com as pessoas surdas.
Os resultados mostram que o principal mecanismo para promover interação linguística nas escolas regulares inclusivas, é ensinar Libras a crianças ouvintes e desse modo, proporcionar melhor aproveitamento linguístico e social para ambos os grupos.
Aprender Libras é muito importante para comunicar-se com deficientes, assim, promover a inclusão e expor suas ideias para mais pessoas. Entenda! Libras é a língua brasileira de sinais. Por meio dela que milhares de pessoas portadoras de deficiência auditiva e de fala, conseguem se comunicar.
Através da língua de sinais propicia-se o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança surda, facilitando assim o processo de aprendizagem, servindo de apoio para a leitura e compreensão do mundo.
A inclusão dos estudantes surdos é recente nas escolas, causando ainda muita dificuldade no âmbito escolar e para o próprio professor que muitas vezes não tem habilidade na língua dos sinais “Libras” aprendendo dentro de sala de aulas com os colegas dos estudantes surdos que também se comunicam com dificuldade com os ...
Em 2010 foi regulamentada a profissão de intérprete, através da lei nº 12. 319/10, essa lei vem propiciar a inclusão do surdo, não apenas no âmbito escolar, sobretudo âmbito social, estabelecendo o perfil desse profissional que se tornou o principal apoio da relação do professor e o aluno surdo.
É possível plantar jabuticaba em vaso?
Como saber a hora de replantar uma orquídea?
O que tira cola de passarinho?
O que fazer para aumentar a testosterona masculina?
Como tirar débito automático vivo?
Como tirar casca de beterraba?
Quais os alimentos que produzem melatonina?
Como fazer a carteirinha do bombeiro civil?
Como transplantar árvore grande?
Qual a maneira mais fácil de tirar a casca da batata?
Como repassar a taxa para o cliente PagSeguro?
Como tirar o azulado do Matizador do cabelo?
Como fazer para a música ficar repetindo no celular?
Como tirar a cola do curativo da pele?
O que fazer para aumentar a vitamina C?
Como tirar etiqueta costurada?
Como eliminar compilação 7601 Windows 7?