Aquela em que o tamanho do desenho é igual ao tamanho real do objeto. Neste exemplo o objeto foi representado na escala de 1:1, ou seja com a mesma dimensão do objeto real.
Existem três tipos de vistas: a superior, a lateral e a frontal.
Todos que pretendem criar ou interpretar este tipo de desenho devem ter bons conhecimentos de escalas, padrões e tipos de representação cartográfica. Na arquitetura e engenharia civil, o cálculo de escalas é ainda mais fundamental, uma vez que é praticamente impossível que um objeto seja representado em tamanho real.
A mudança entre o original e o desenho em escala é geralmente representada por dois números separados por dois pontos, como 10:1 (leia-se "dez pra um"). A diferença entre os números da razão representa o fator de redução ou ampliação da imagem. Para uma escala de 10:1, um desenho de 1 inch (2.5 cm) terá 10 inches (25 cm) no mundo real.
Abaixo temos uma escala de 1:100, ou seja, cada 0,02m no papel equivalem a 1m em tamanho real. Desenhos arquitetônicos e de engenharia civil, por definição, utilizam apenas escalas de redução, nunca de aumento, uma vez que todas as formas disponíveis para representação são bem maiores que os desenhos que as contém.
Quando se pretende calcular a escala adequada para um desenho, três pontos chave devem ser considerados. Eles são: dimensões do objeto, dimensões do papel e nível de clareza requerido para o desenho. Vamos supor que representaremos em escala gráfica uma grandeza de 50 metros.
Como saber onde tenho chave Pix?
Como faço para saber onde vou fazer a prova do Enem?
Como saber onde é o ponto de fuga?
Como você pode perfurar o acrílico?
Como calcular o valor venal do imóvel pelo IPTU?
Como impermeabilizar parede de bloco?
Como ganhar 100 diamantes na BOOYAH?
Quando se usa vírgula e ponto final?
Qual é o exemplo de um sintaxe?
Como ganhar CP de graça no Call of Duty Warzone?
Pode colocar piso em cima da manta líquida?
Quanto tempo leva para aprovar compra na Americanas?
Como diferenciar os tipos de morcego?