Muitas vezes, o sistema de fiscalização eletrônica utilizado nas ruas para medir a velocidade dos automóveis é conhecido como “radar” mas, na verdade, não é um radar, e sim um sensor localizado no chão trabalhando em conjunto com uma câmera digital e um flash.
A fiscalização eletrônica do trânsito é realizada através de lombadas eletrônicas (fixas), radares estáticos, radares móveis e radares portáteis. Todos eles verificam se os motoristas estão respeitando os limites de velocidade e outras leis de trânsito, como o sistema de rodízio implantado em algumas cidades.
Radar, do termo em inglês Radio Detection and Rangig, é um aparelho utilizado para localizar objetos a longa distância. A detecção de objetos é feita a partir das ondas eletromagnéticas que os objetos emitem, permitindo que os mesmos sejam localizados.
O radar de velocidade, instrumento de fiscalização eletrônica de trânsito, é motivo de preocupação para a maioria dos motoristas. Essa tecnologia é utilizada pelos órgãos de trânsito para controlar a velocidade de circulação dos veículos, a fim de coibir os excessos de velocidade nas vias, ruas, rodovias.
3 tipos de fiscalização para veículos de transporteFiscalização por tacógrafo. Falta de papel no tacógrafo digital também pode ser motivo para multa. ... Fiscalização por balança. A multa por excesso de peso pode variar entre média e gravíssima dependendo da carga acima do limite. ... Fiscalização por bafômetro.
28 curiosidades que você vai gostar
Fiscalização de trânsito – circunscrição
Nas VIAS URBANAS, a fiscalização é exercida pelo órgão ou entidade de trânsito do Estado (DETRAN) e também dos Municípios, conforme atribuições estabelecidas nos artigos 22 e 24 do CTB, respectivamente.
O DENATRAN é o órgão executivo de trânsito da União, ele é o responsável por executar a Política Nacional de Trânsito e por em prática (seja diretamente ou por delegação) as normativas estabelecidas pelo CONTRAN. As competências do DENATRAN são descritas no art. 19 do CTB.
Existem quatro tipos de radares: fixo, estático, móvel e portátil. Cada um deles mede a velocidade de um veículo de uma forma específica, e a legislação que regulamenta o uso desses equipamentos é a Resolução 396/11 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
– Radar Estático: medidor de velocidade com registro de imagens instalado em veículo parado ou em um suporte apropriado; – Radar Móvel: medidor de velocidade instalado em veículo em movimento; e, – Radar Portátil: medidor de velocidade direcionado manualmente para o veículo alvo.
O que tem que ter em um gráfico?
Quais são as habilidades do atletismo?
Como combinar os 60 números da Mega Sena?
São características da memória cache?
Qual melhor faculdade privada do Brasil?
Quando devemos verificar os sinais vitais do paciente?
Como saber se a empresa precisa de CETESB?
Quanto tempo pode durar uma reação alérgica?
Qual colírio substitui o Hyabak?
Quais são os números de emergências?
Quais perguntas interessantes?