Os órgãos urinários compreendem os rins (2), que produzem a urina, os ureteres (2), que transportam a urina para a bexiga (1), onde fica retida por algum tempo, e a uretra (1), através da qual é expelida do corpo.
A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra.
A parede do uréter é formada por musculatura lisa, disposta em duas camadas, uma mais interna longitudinal e uma externa circular, surgindo, na zona proximal à bexiga, ainda uma terceira camada, longitudinal externa. A envolver externamente o uréter encontra-se outra camada fibroelástica.
Seus limites são os óstios ureterais (esquerdo e direito) e o óstio interno da uretra (inferiormente).
Os ureteres são tubos musculares, com cerca de 40 cm (16 polegadas) de comprimento, cuja extremidade superior se une aos rins e a extremidade inferior à bexiga.
A uretra feminina é responsável por garantir que a urina seja transportada da bexiga até o meio externo, sendo um órgão exclusivo do sistema urinário.
Sessenta e cinco por cento dos cálculos ureterais são eliminados espontaneamente em quatro semanas, após o início dos sintomas.
Dos ductos coletores, a urina passa dos cálices para a pelve renal, que marca o início dos ureteres. Os ureteres são estruturas musculares tubulares, responsáveis cada uma por levar a urina de um rim até a bexiga urinária para armazenamento e posterior excreção.
Após passar pelo túbulo renal, a urina segue para o ducto coletor, que leva o composto até a pelve renal (porção superior do ureter), saindo do rim, portanto, via ureter. Como dito anteriormente, do ureter, a urina segue até a bexiga, onde é armazenada e depois eliminada pela uretra.
Várias estruturas passam por cima, acima e ao redor dos ureteres em seu trajeto dos rins até a bexiga. Em sua parte superior, o ureter viaja no músculo psoas maior e fica logo atrás do peritônio. À medida que desce pelo músculo, passa pelo nervo genitofemoral e.
A obstrução do ureter pode resultar em represamento de água na pelve renal, uma condição conhecida como hidronefrose. Consequentemente os ureteres se tornam distendidos e o paciente irá apresentar dor ao redor da ponta da nona cartilagem costal até o final da artéria ilíaca comum (na superfície abdominal anterior).
Por seu trajeto, o ureter se divide em duas partes, a abdominal e a pélvica. Possui três camadas, a saber: Camada adventícia: Camada mais externa, onde se encontram os vasos sanguíneos e fibras nervosas.
O ureter esquerdo, entretanto, cursa lateralmente aos vasos mesentéricos inferiores, e é subsequentemente cruzado por seus ramos. Eventualmente os vasos deixam o psoas maior onde as artérias ilíacas comuns se bifurcam para entrar na pelve verdadeira.
O que acontece quando se tem muito hormônio?
Como lidar com várias atividades ao mesmo tempo?
Como trabalhar empoderamento feminino?
Como trabalhar o tema milho na educação infantil?
Qual a explicação do Espiritismo para o sofrimento humano?
Como trabalhar o medo na sala de aula?
Como trabalhar o autismo na sala de aula?
Como explicar o medo para educação infantil?
Como trabalhar folclore na disciplina de História?
Como são feitas as paredes das casas americanas?
Como dar uma aula sobre o descobrimento do Brasil para o ensino infantil?
São exemplos de grupos prostéticos?
O que pode ser trabalhado no filme Rei Leão?
Como são as filhas de Iemanjá no amor?
Como o esporte contribuiu para o desenvolvimento da autonomia do cidadão?
Como são as filhas de Iemanjá e Ogum?