Exitem três modelos: STP (Shielded Twisted Pair) e FTP (Foiled Twisted Pair) SSTP (Screened Shielded Twisted Pair). Combinam as técnicas de blindagem, cancelamento e trançamento de fios. Os pares de fios são envolvidos por uma malha metálica independentemente ou coletivamente, dependendo do tipo de cabo.
A blindagem, é o método de envolver um conjunto de condutores, com um escudo metálico com a finalidade de reduzir os efeitos da interferência eletromagnética ou o ruído elétrico, que pode perturbar o desempenho da transmissão em alguns ambientes.
A tensão de alimentação deve ser inferior a 480V; As canaletas devem oferecer uma divisão física para a rede lógica e elétrica; A corrente nominal do cabeamento elétrico não deve ser superior a 20A.
O Cabo de par trançado possui uma forma diferente, de se proteger contra os ruídos, ele utiliza a técnica do cancelamento. Cada par gera um campo eletromagnético da mesma intensidade com sentido contrario. Isso faz com que o campo eletromagnético gerado por um fio anule o campo eletromagnético gerado pelo outro.
De acordo com o cabo ter uma camada de blindagem, existem dois tipos comuns de cabos de par trançado – cabo de par trançado blindado (STP) e cabo de par trançado não blindado (UTP).
Tipos de Cabos Quanto ao Isolamento/Blindagem. Basicamente os cabos de par trançado são classificados em dois tipos quanto à forma de isolamento: cabo de par trançado sem bindagem (UTP – Unshielded Twisted Pair) e cabo de par trançado com blindagem (STP – Shielded Twisted Pair).
A Compatibilidade eletromagnética pode ser alcançada através de diversas práticas, com base neste conceito, seguem algumas dicas:
A interferência eletromagnética é um campo ou onda elétrica ou magnética que pode ou não alterar funcionamento ou danificar um equipamento, dispositivo ou aparelho. ... O campo magnético terrestre é de origem natural e, por exemplo, causa interferência em sistemas elétricos de potência pela influência de sua força.
Principais características
Como um cabo UTP convencional, os cabos S/STP (Shielded STP) e F/STP (Foil STP) possuem quatro pares de fios de cobre trançados com impedâncias características de 100 Ohms, ao invés dos dois pares de cobre de 150 Ohms de impedância encontrados comumente nos cabos STP.
A interferência é um fenômeno típico dos movimentos ondulatórios, ou seja, pode-se obter a interferência com duas ou mais fontes luminosas ou fontes sonoras, como o alto-falante.
No ramo das telecomunicações, o estudo da interferência é muito importante, pois esse fenômeno é um dos fatores responsáveis pela limitação no tráfego das informações, produzindo ruídos e outros tipos de interferências que podem ser reduzidos com certos tipos de modulação.
Supondo que essas ondas formadas possuam mesma frequência, mesmo comprimento de onda e que as fontes possuam diferença de fase constante, em um dado instante, há a interceptação dos pulsos das ondas, ocorrendo, dessa forma, a interferência, que é o fenômeno que representa a superposição de duas ou mais ondas em um mesmo ponto.
A variação no eixo x entre esses dois intervalos é o comprimento de onda. A interferência pode ser classificada em dois tipos: Interferência construtiva: Ocorre quando as duas ondas que se superpõem têm a mesma fase e uma “reforça” a outra, tendo como resultado uma onda maior que as que lhe deram origem.
Como saber se tenho Lis Bradesco?
Qual o monstro que Perseu matou?
Como se constrói um foguete espacial?
Quantos volts são necessários para dar um choque?
O que fazer quando o áudio da TV não sai no Soundbar?
Como saber se é hora de procurar um psicólogo?
O que é o materialismo histórico e dialético?
Porque o astronauta usa capacete?
Como identificar o tempo em um texto?
Como fazer uma resenha crítica segundo as normas da ABNT?
Quais os sinais de uma pessoa inteligente?
Quando o verbo fazer não vai para o plural?
Quanto recebe um Soldado do Exército?