Associação de Resistores é um circuito que apresenta dois ou mais resistores. Há três tipos de associação: em paralelo, em série e mista.
Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i)).
Por meio da associação de resistores, podemos obter diferentes valores de resistência elétrica. Os resistores são empregados em circuito elétricos para dimensionar a tensão e a corrente elétrica. Resistores são dispositivos capazes de transformar a energia elétrica em energia térmica por meio do efeito Joule.
Na associação de resistores em série, a resistência equivalente é igual à soma das resistências de cada resistor, e a corrente elétrica é igual em todos os componentes. ... Uma característica muito importante da associação de resistores em série é que todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica.
Tipos de resistores
Há dois tipos de resistores, fixos e variáveis. Os resistores fixos são constituídos de filme carbono, filme metálico, fio de precisão, dentre outros. Os resistores variáveis podem ser ajustados manualmente.
Fórmulas da associação de resistores em paralelo
Associação de resistores em série Como a energia se conserva, sabemos que toda a energia gerada pelo gerador será consumida pelos resistores. Assim, a d.d.p nos terminais de uma associação de resistores em série é a soma das d.d.p dos terminais de cada resistor associado.
É utilizada quando deseja-se obter a divisão da corrente, mantendo constante a mesma diferença de potencial. Com isso, a resistência equivalente do circuito será sempre menor que a menor resistência apresentada no circuito.
Os resistores podem ser associados de três maneiras básicas que são: associação em série, associação em paralelo e associação mista. Associação em Série Esse é o tipo de associação onde os resistores são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente elétrica.
Outros exemplos de resistores são as lâmpadas, chuveiro e aparelhos que são conectados à rede elétrica da casa, como TV, forno de micro-ondas, forno elétrico, entre outros. Assim como a associação de resistores em série, a em paralelo tem suas características. Veja!
Primeiramente, devemos calcular a resistência dos resistores que estão ligados em série. Para isso, basta que somemos as suas resistências individuais. Em seguida, fazemos o cálculo da resistência equivalente em paralelo com o resultado obtido e com a resistência de 0,25 Ω, observe:
A potência elétrica dissipada é maior no resistor que apresenta menor resistência. 2. (PUC-RIO 2008) Três resistores idênticos de R = 30Ω estão ligados em paralelo com uma bateria de 12 V. Pode-se afirmar que a resistência equivalente do circuito é de:
Como trazer dólares para o Brasil?
Qual o melhor elemento filtrante?
Quem inventou o livro didático?
O que o álcool faz no cérebro?
Qual a pior gordura da barriga?
Qual sangue atrai mais pernilongos?
Quais articulações permitem muitos movimentos?
Como fazer a matrícula para o EJA?
É possível pagar DARF com cartão de crédito?
Qual é a origem da maior parte do papel produzido no Brasil?
O que são as memórias de uma pessoa?
Em qual dos compostos têm isômeros geométricos?
O que é uma micose oportunista?