O tratamento físico-químico pode ser usado em indústrias têxteis, de celulose e papel e curtumes, para retirar poluentes inorgânicos, materiais insolúveis, metais pesados, material orgânico não biodegradável, sólidos em suspensão, cor, etc.
As ETEs convencionais aplicam cinco etapas ao efluentes coletados: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário, tratamento do lodo e tratamento terciário. Em geral, tratam-se de tratamentos físico-químicos ou biológicos.
A E.T.E Química é voltada ao tratamento de efluentes líquidos industriais contaminados com óleo,tinta,solvente e parafinas. Estes processos resultam na remoção de metais pesados,óleos e graxas minerais,cor,odor e em parte na redução do DBO,DQO.
Diferente do tratamento anaeróbio que utiliza bactérias que não necessitam de oxigênio para sua respiração, no tratamento biológico aeróbio os microrganismos degradam as substâncias orgânicas, que são assimiladas como "alimento" e fonte de energia, mediante processos oxidativos.
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:Coagulação e Floculação. Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. ... Decantação. ... Filtração. ... Desinfecção. ... Fluoretação.
22 curiosidades que você vai gostar
Depois de ser captada na represa, a água passa por algumas etapas importantes antes de ser distribuída à população para consumo Coagulação. ... Floculação. ... Clarificação. ... Filtração. ... Desinfecção. ... Fluoretação.
Pré-cloração – Primeiro, o cloro é adicionado assim que a água chega à estação. ... Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito.
TRATAMENTO BIOLÓGICO ANAERÓBIO
Ao contrário do que acontece no processo Aeróbico, no tratamento Anaeróbio NÃO temos a presença de oxigênio, ocasião em que a matéria orgânica é transformada em gás carbônico, metano, água e biomassa (Lodo).
Organismos aeróbios dependem do oxigênio para obter energia, e os anaeróbios não necessitam do oxigênio que, em certas concentrações, pode ser fatal para alguns organismos. Os organismos necessitam de energia para a manutenção de seu metabolismo.
É bom acender vela para os mortos?
Quais as moedas mais valiosas?
Como responder um E-mail exemplo?
Como identificar uma tautologia?
Qual o traço de concreto para fundação?
Qual foi o primeiro homem a devolver o dízimo?
O que fazer quando há quebra de contrato de compra e venda?
Qual a diferença entre o crescimento prostático benigno e maligno?
Como se dança o samba de roda?
Como calcular a diferença de potencial?
Qual a importância do behaviorismo para a educação?
Quanto precisa dar de entrada em um imóvel?
Qual é o efeito da resistência num circuito elétrico?