A oxidação e a redução são fenômenos que ocorrem simultaneamente em reações em que há transferência de elétrons entre os átomos. Esses fenômenos também são chamados de oxirredução, oxidorredução ou redox. A oxidação ocorre quando o elemento perde elétrons e o seu número de oxidação (Nox) aumenta.
A oxidação ocorre quando a espécie química perde elétrons para outra, ficando com a carga mais positiva, isto é, o seu Nox (Número de oxidação) aumenta. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A redução, por outro lado, é o ganho de elétrons de uma espécie química, com a consequente diminuição do Nox.
Podemos dizer então que em uma reação a substância que perde elétrons e sofre oxidação é designada agente redutor enquanto a substância que ganha elétrons e sofre redução é designada agente oxidante.
Classificação das reações e dos agentes em reações de óxido-redução: se houver uma perda de elétrons a reação será chamada de reação de oxidação; quando há ganho de elétrons é chamada de reação de redução. O elemento que sofre oxidação é chamado de agente redutor e o que sofre redução é chamado de agente oxidante.
A oxirredução, ou simplesmente redox, é um processo químico em que ocorre a transferência de elétrons entre alguns elementos de reagentes da reação. O elemento que perde elétrons sofre uma reação de oxidação, enquanto o elemento que recebe elétrons sofre uma reação de redução.
44 curiosidades que você vai gostar
Reações orgânicas de redução são fenômenos químicos utilizados para a obtenção de álcoois ou aminas, a partir da reação de compostos oxigenados ou nitrogenados com hidrogênios nascentes.
Pelo conceito antigo, redução significa ganho de elétrons. Em outras palavras, a diminuição algébrica da carga formal ou do número de oxidação: Nox.
Em uma pilha, o elemento que possui maior potencial de redução é que sofre a redução, enquanto aquele que tem maior potencial de oxidação sofre a oxidação.
Substâncias simples: o NOXsempre é zero; Íons monoatômicos (formados por um único tipo de átomo): o NOX é igual à própria carga do íon; Íons compostos: A soma dos NOX dos elementos que compõem o íon é sempre igual à sua carga; Substâncias compostas: A soma dos NOX dos elementos que compõem a substância é sempre zero.
Um agente redutor é um termo em química que se refere a um átomo que doa elétrons em uma reação de redução da oxidação. Diz-se que o átomo que ganha esses elétrons é reduzido. O átomo reduzido é chamado agente oxidante; são necessários elétrons do átomo oxidado, que é outro nome para o agente redutor.
A espécie química que sofre o fenômeno da oxidação é denominada de agente redutor, e a espécie que sofre o fenômeno da redução é chamada de agente oxidante.
As reações de oxirredução caracterizam-se pela transferência de elétrons entre pelo menos duas espécies envolvidas: a que se oxida (perdendo elétrons - sofrendo aumento do NOx) e a que se reduz (ganhando elétrons - sofrendo redução do NOx). Portanto, um processo é dependente do outro.
As reações de oxirredução ocorrem quando uma espécie química perde elétrons, oxidando-se; enquanto a outra espécie ganha elétrons, reduzindo-se. As reações de oxirredução são aquelas em que há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas.
Já a redução ocorre quando o elemento ganha elétrons e o seu número de oxidação diminui.
A oxidação é um processo químico que resulta na perda de elétrons, um exemplo claro disso é a ferrugem no ferro. Entenda melhor como ocorre esse processo. Oxidação é a perda de elétrons por um átomo, grupo, ou espécie iônica, em meio a uma reação química.
A oxidação negra é normalmente realizada através de banhos químicos alcalinos (com ou sem cromatos). Quando os materiais ferrosos são mergulhados no banho de óxido preto (banho químico quente), a superfície da peça forma o óxido. Esse óxido é a magnetita (Fe3O4).
Hidrogênio: Nox = +1. Halogênios (F, Cl, Br, I): Nox = -1. Oxigênio e enxofre: Nox = -2.
Podemos fazer uma análise semelhante para qualquer par de reagentes. Para isso basta calcular a diferença de potencial da reação entre eles utilizando o potencial de redução padrão: Onde Ered é o potencial padrão de redução da espécie sendo reduzida e Eoxi é o potencial padrão de redução da espécie sendo oxidada.
ΔE = Eoxi (maior) - Eoxi (menor)
Essa equação utiliza a variação do potencial porque, como no dispositivo ocorrem a oxidação e a redução, a medida do potencial será dada simplesmente pela subtração do potencial de cada um dos eletrodos (metais).
Quando numa reação química ocorre transferência de elétrons de uma espécie para outra. Oxidação: perda de elétrons por uma espécie iônica ou molecular. ⇓ A espécie é denominada redutora (agente redutor).
Em culinária, chama-se redução ao processo de concentração dos sabores e espessamento de um caldo, sopa ou molho, através de uma ebulição lenta.
Uma semi-reação é a representação individual do processo de oxidação ou de redução. No processo global, o número de elétrons doados tem que ser igual ao número de elétrons recebidos, portanto, a semi-reação do ferro tem que ser multiplicada por 2.
A combustão é uma reação exotérmica que ocorre entre um combustível e um comburente, que é o oxigênio. Alguns exemplos são as queimas de madeira, papel, gasolina, entre outros.
O metal mais reativo sofre a oxidação, assim, no exemplo proposto o zinco é mais reativo que o cobre. Os metais sofrem oxidação e o hidrogênio sofre redução.
Como gerar boleto da Vivo pela Internet?
Como baixar versões antigas de apps iOS?
Quantos dias o psicólogo pode dar de atestado?
Como pedir ajuda de custo na empresa?
Como fazer um pedido de ajuda de custo?
Como conseguir ajuda de materiais de construção?
Como pedir um adiantamento de salário?
Como se testa o nervo troclear?
Como pedir ajuda a um psicólogo?
Quem teve a CNH vencida durante a pandemia?
O que uma grávida de 8 semanas sente?
Como colocar Arquivo Skp no Archicad?
Como conjugar o verbo ler no passado?
Como fica As aulas na fase emergencial?
Como fica o pulmão quando fuma?