A oxidação e a redução são fenômenos que ocorrem simultaneamente em reações em que há transferência de elétrons entre os átomos. Esses fenômenos também são chamados de oxirredução, oxidorredução ou redox. A oxidação ocorre quando o elemento perde elétrons e o seu número de oxidação (Nox) aumenta.
A oxidação ocorre quando a espécie química perde elétrons para outra, ficando com a carga mais positiva, isto é, o seu Nox (Número de oxidação) aumenta. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A redução, por outro lado, é o ganho de elétrons de uma espécie química, com a consequente diminuição do Nox.
Podemos dizer então que em uma reação a substância que perde elétrons e sofre oxidação é designada agente redutor enquanto a substância que ganha elétrons e sofre redução é designada agente oxidante.
Classificação das reações e dos agentes em reações de óxido-redução: se houver uma perda de elétrons a reação será chamada de reação de oxidação; quando há ganho de elétrons é chamada de reação de redução. O elemento que sofre oxidação é chamado de agente redutor e o que sofre redução é chamado de agente oxidante.
A oxirredução, ou simplesmente redox, é um processo químico em que ocorre a transferência de elétrons entre alguns elementos de reagentes da reação. O elemento que perde elétrons sofre uma reação de oxidação, enquanto o elemento que recebe elétrons sofre uma reação de redução.
44 curiosidades que você vai gostar
Reações orgânicas de redução são fenômenos químicos utilizados para a obtenção de álcoois ou aminas, a partir da reação de compostos oxigenados ou nitrogenados com hidrogênios nascentes.
Pelo conceito antigo, redução significa ganho de elétrons. Em outras palavras, a diminuição algébrica da carga formal ou do número de oxidação: Nox.
Em uma pilha, o elemento que possui maior potencial de redução é que sofre a redução, enquanto aquele que tem maior potencial de oxidação sofre a oxidação.
Substâncias simples: o NOXsempre é zero; Íons monoatômicos (formados por um único tipo de átomo): o NOX é igual à própria carga do íon; Íons compostos: A soma dos NOX dos elementos que compõem o íon é sempre igual à sua carga; Substâncias compostas: A soma dos NOX dos elementos que compõem a substância é sempre zero.
Um agente redutor é um termo em química que se refere a um átomo que doa elétrons em uma reação de redução da oxidação. Diz-se que o átomo que ganha esses elétrons é reduzido. O átomo reduzido é chamado agente oxidante; são necessários elétrons do átomo oxidado, que é outro nome para o agente redutor.
A espécie química que sofre o fenômeno da oxidação é denominada de agente redutor, e a espécie que sofre o fenômeno da redução é chamada de agente oxidante.
As reações de oxirredução caracterizam-se pela transferência de elétrons entre pelo menos duas espécies envolvidas: a que se oxida (perdendo elétrons - sofrendo aumento do NOx) e a que se reduz (ganhando elétrons - sofrendo redução do NOx). Portanto, um processo é dependente do outro.
As reações de oxirredução ocorrem quando uma espécie química perde elétrons, oxidando-se; enquanto a outra espécie ganha elétrons, reduzindo-se. As reações de oxirredução são aquelas em que há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas.
Já a redução ocorre quando o elemento ganha elétrons e o seu número de oxidação diminui.
A oxidação é um processo químico que resulta na perda de elétrons, um exemplo claro disso é a ferrugem no ferro. Entenda melhor como ocorre esse processo. Oxidação é a perda de elétrons por um átomo, grupo, ou espécie iônica, em meio a uma reação química.
A oxidação negra é normalmente realizada através de banhos químicos alcalinos (com ou sem cromatos). Quando os materiais ferrosos são mergulhados no banho de óxido preto (banho químico quente), a superfície da peça forma o óxido. Esse óxido é a magnetita (Fe3O4).
Hidrogênio: Nox = +1. Halogênios (F, Cl, Br, I): Nox = -1. Oxigênio e enxofre: Nox = -2.
Podemos fazer uma análise semelhante para qualquer par de reagentes. Para isso basta calcular a diferença de potencial da reação entre eles utilizando o potencial de redução padrão: Onde Ered é o potencial padrão de redução da espécie sendo reduzida e Eoxi é o potencial padrão de redução da espécie sendo oxidada.
ΔE = Eoxi (maior) - Eoxi (menor)
Essa equação utiliza a variação do potencial porque, como no dispositivo ocorrem a oxidação e a redução, a medida do potencial será dada simplesmente pela subtração do potencial de cada um dos eletrodos (metais).
Quando numa reação química ocorre transferência de elétrons de uma espécie para outra. Oxidação: perda de elétrons por uma espécie iônica ou molecular. ⇓ A espécie é denominada redutora (agente redutor).
Em culinária, chama-se redução ao processo de concentração dos sabores e espessamento de um caldo, sopa ou molho, através de uma ebulição lenta.
Uma semi-reação é a representação individual do processo de oxidação ou de redução. No processo global, o número de elétrons doados tem que ser igual ao número de elétrons recebidos, portanto, a semi-reação do ferro tem que ser multiplicada por 2.
A combustão é uma reação exotérmica que ocorre entre um combustível e um comburente, que é o oxigênio. Alguns exemplos são as queimas de madeira, papel, gasolina, entre outros.
O metal mais reativo sofre a oxidação, assim, no exemplo proposto o zinco é mais reativo que o cobre. Os metais sofrem oxidação e o hidrogênio sofre redução.
Como limpar contatos do processador Intel?
Como sair do castanho escuro para o chocolate?
Como fazer para limpar o sururu?
Como conseguir a armadura do Megaman X?
Quais as cores de sinalização utilizadas e seus significados para a navegação?
Como baixar minha live do Instagram?
Como limpar serpentina de alumínio chopeira?
Como identificar se sou maduro financeiramente?
Como limpar prata com o líquido azul?
Quando a pessoa te bloqueou no Grindr?
O que é um prato de guarnição?
Como saber se uma pessoa está ativa no tinder?
Como lavar pulseira de borracha?