Embora a evaporação esteja sempre ocorrendo, alguns fatores influenciam a taxa de evaporação de líquidos, como:Temperatura. ... Pressão. ... Forças intermoleculares. ... A concentração da substância evaporante no ar. ... A concentração de outras substâncias no ar. ... Superfície de contato. ... Vazão de ar.
O Sol é a fonte de calor que incide na Terra e parte dessa energia provoca a evaporação da água dos mares, rios, lagos e também da água do solo.
A evaporação é um dos processos que constituem o ciclo da água. A energia proveniente do Sol, aquece a superfície livre dos lagos, rios, mares e oceanos. Este aquecimento faz com que uma parte da água evapore, passando para o estado de vapor.
Fatores intervenientesDisponibilidade de água;Radiação solar;Umidade relativa do ar;Pressão atmosférica;Vento;Temperatura do ar e água;Forma e profundidade da superfície livre da água;Salinidade da água.
1) Chove, cai na superfície da terra, evapora, chove, cai na superfície da terra, evapora. Este é o fenômeno denominado EVAPORAÇÃO. 2) O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens e nevoeiros. Aqui ocorre o processo de CONDENSAÇÃO.
22 curiosidades que você vai gostar
Quando a temperatura é elevada ao ponto no qual a pressão de vapor é igual à pressão atmosférica, a vaporização acontece em todo o líquido, não apenas na superfície. Assim, borbulhas de vapor se formam no líquido e sobem à superfície. O ponto de ebulição da água no nível do mar, por exemplo, é de 100,0 °C.
Vaporização é o nome que se dá à mudança do estado líquido para o estado gasoso.
Diferentes ambientes apresentarão diferentes taxas de evapotranspiração, uma vez que ela é afetada por vários fatores, como: estágio de crescimento da planta crescimento ou nível de maturidade, tipo de folha, a porcentagem de cobertura vegetal do solo, radiação solar, umidade, temperatura e o vento.
A água do solo é absorvida pelas raízes das plantas. Por meio da transpiração, as plantas eliminam água no estado de vapor para o ambiente, principalmente pelas folhas. ... Devolvem a água para o ambiente pela transpiração, pela respiração e pela eliminação de urina e fezes.
Há também evaporação da água do solo e a transpiração das plantas (evapotranspiração). Mas a maior parte da água que entra no ciclo através da evaporação (cerca de 90%) vem de lagos, rios e oceanos. 87% de toda a evaporação vêm dos oceanos. Saiba mais sobre evaporação.
Essa transformação de movimento da água na natureza é denominada ciclo da água ou ciclo hidrológico. Neste ciclo fazem parte as seguintes transformações: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.
Condensação ou liquefação é o processo químico de transformação da matéria em estado gasoso para o líquido. Em suma, consiste no inverso da vaporização, quando a matéria do estado líquido é transformada em gasoso. A condensação ocorre quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição.
A Evapotranspiração é definida como sendo o processo simultâneo de transferência de água para a atmosfera por evaporação da água do solo e da vegetação úmida e por transpiração das plantas.
Quando a água chega ao solo, ela pode ser utilizada por animais e plantas, infiltrar-se no solo e constituir os lençóis subterrâneos, além de poder ainda voltar para rios, lagos e mares. A água contribui nesse momento também para deixar o clima mais ameno.
Importância do ciclo da água
O ciclo da água garante que esse elemento circule no ambiente. Os seres vivos dependem de água para sua sobrevivência, uma vez que ela faz parte da composição do corpo de todos os organismos vivos, além de participar de uma série de reações químicas.
Os tecidos condutores dos vegetais superiores são o xilema e o floema. O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta.
O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação da água pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e, até mesmo, da gravidade.
Contribui, por exemplo, para o equilíbrio térmico da água, reduzindo os extremos de temperatura e mantendo a oxigenação do meio aquático. Promove, ainda, a absorção de nutrientes pelas árvores, arbustos e plantas herbáceas evitando a lixiviação excessiva dos sais minerais do solo para o rio.
Fatores que interferem na infiltração• Tipo de solo. ... • Cobertura vegetal. ... • Grau de umidade do solo. ... • Efeito da precipitação sobre o solo. ... • Compactação devido ao homem e aos animais. ... • Influência de outros fatores.
Evapotranspiração: é o processo conjunto pelo qual a água que cai é absorvida pelas plantas, voltando à atmosfera através da transpiração ou evaporação directa (quando não absorvida). Condensação: é a transformação do vapor de água em água líquida, com a criação de nuvens e nevoeiro.
De forma simplificada, podemos dizer que a temperatura ambiente, a umidade relativa, a radiação solar e o vento são os principais agentes responsáveis pela transpiração das plantas.
Ebulição é o processo de transformação de uma substância do estado líquido para o gasoso. ... No momento que a substância entra em contato com o calor, ela cria um aumento de energia propício para as moléculas vibrarem, resultando na liberação uniforme do líquido para a forma gasosa.
Vaporização: é a passagem do estado líquido para o estado de vapor. Mas, existem três formas em que essa mudança de estado pode ocorrer, pois sua velocidade pode variar, dependendo da quantidade de energia fornecida. Essas três formas são a evaporação, a ebulição e a calefação. Não pare agora...
Para a ocorrência da evaporação são necessárias duas condições: 1) que a água líquida esteja recebendo energia para superar o calor latente de evaporação; 2) que o ar acima da superfície que origina o fluxo de vapor de água não esteja saturado.
Na atmosfera, o vapor de água arrefece e condensa-se sob a forma de gotas de água, formando as nuvens. Este processo designa-se por condensação. Se a condensação for demasiada, as gotas tornam-se pesadas e caem sob a forma de chuva ou de neve, através da precipitação.
O que é uma questão contextualizada?
Como saber se a lâmpada fluorescente está queimada?
Como saber se uma loja na Amazon é confiável?
Como estudar por provas anteriores Enem?
Como saber se uma pessoa falecida tem direito ao FGTS?
Como pode ser calculada razão e proporção?
Como saber se você está afim pelo WhatsApp?
Como resolver case em processo seletivo?
Para que serve um grupo econômico?
Como corrigir problemas com o adaptador de rede Windows 10?
Quanto tempo leva para se manifestar a leucemia?
Como saber se a pessoa está com sobrepeso?
Como resolver problema de dead pixels?
O que fazer quando se tem uma hemorragia interna?
Como resolver qualquer problema de probabilidade?
Como fazer questão de fuso horário?