A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Em meio aos vários desafios que envolvem a retomada gradual às atividades presenciais nas escolas, é importante não perdermos de vista os seis direitos de aprendizagem propostos pela BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem como proposta, 06 Direitos de Aprendizagem, que foram elaborados a partir de valores éticos, políticos e estéticos, representando os direitos de todas as crianças que fazem parte de uma Educação Infantil, e a maneira como elas aprendem.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem como proposta, 06 Direitos de Aprendizagem, que foram elaborados a partir de valores éticos, políticos e estéticos, representando os direitos de todas as crianças que fazem parte de uma Educação Infantil, e a maneira como elas aprendem.
A partir dos eixos estruturantes da educação infantil, que são as interações e as brincadeiras, a Base estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.
Além de expressos nos princípios, os Direitos de Aprendizagem representam as maneiras pelas quais as crianças aprendem e devem ser as diretrizes do trabalho pedagógico. ...
Produzir material assertivo – Os pequenos perdem o interesse rapidamente, clareza e objetividade são fundamentais na Educação remota de crianças. Propor atividades factíveis – As atividades sugeridas devem ser possíveis de serem realizadas com objetos e materiais encontrados em casa.
Pensando especificamente na educação infantil, o documento indica 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento que, em concomitância com os temas propostos nos campos de experiência, apontam as perspectivas de aprendizagem nesse período de estudos. Entenda mais!
“A promoção dos direitos de aprendizagem na prática cotidiana das escolas é da competência de uma equipe inteira, deve ser tema de estudos e debates desde a direção (chegando) aos profissionais de apoio no contexto real de cada escola e creche”, reforça.
“Garantir o direito de escolha significa planejar situações nas quais é possível conduzir as vivências a partir das escolhas das crianças”, ressalta Beatriz.
Entenda mais! Os 5 campos de experiência são pensados para assegurar esses direitos e, por isso, trazem questões sobre o desenvolvimento cognitivo da criança.
Qual a cobertura do plano Unimed Odonto?
Como tirar micropigmentação labial?
O que é preciso para peticionar eletronicamente?
Quem faz o planejamento tributário?
Como fazer referência de novela?
Como funciona o Parlamento inglês hoje em dia?
Como usar o papel indicador de pH?
Como recuperar um vídeo excluído no Android?
Como montar um parecer de uma entrevista?
Porque usar o Microsoft Planner?
Como funciona o passeio da Maria Fumaça?
Como faço para parcelar o IPVA em SC?