*Cromatografia líquida: “Clássica” – feita em colunas de vidro, sob pressão atmosférica. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) – utiliza-se colunas metálicas (normalmente) e pressões de fase móvel elevadas, obtidas com o auxílio de uma bomba de alta pressão.
(1) partição ou cromatografia líquido-líquido; • (2) adsorção ou cromatografia líquido-sólido; • (3) troca iônica ou cromatografia de íons; • (4) cromatografia por exclusão; • (5) cromatografia por afinidade; • (6) cromatografia quiral.
A cromatografia é dividida por tipos como líquida, gasosa, de troca iônica e de afinidade, sendo que todos empregam os mesmos princípios básicos. Independentemente do tipo, a cromatografia tem duas fases: móvel e estacionária.
A HPLC utiliza uma fase móvel líquida para separar os componentes da amostra. Os componentes são dissolvidos em um solvente e, em seguida, forçados a passar por uma coluna de alta pressão. Os componentes, então, interagem com a fase estacionária e saem em diferentes momentos, da mesma forma que na cromatografia gasosa.
E classificação por fase móvel e estacionária pode ser apresentada por três categorias: cromatografia líquida, gasosa e com fluido supercrítico. ...
24 curiosidades que você vai gostar
A cromatografia em coluna é a mais antiga técnica cromatográfica. É uma técnica para separação de componentes entre duas fases, sólida e líquida, baseada na capacidade de adsorção e solubilidade. O processo ocorre em uma coluna de vidro ou metal, geralmente, com uma torneira na parte inferior.
Na cromatografia em papel a separação está baseada no mecanismo de partição líquido-líquido, ou seja, os componentes de uma mistura são separados pela suas diferenças de solubilidade nas duas fases imiscíveis (fase estacionária e móvel) (Degani et al., 1998).
Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC)
É uma forma de cromatografia em coluna que bombeia uma mistura de amostra ou analito em um sistema de solvente comumente conhecido como fase móvel no fluxo especificado através de uma coluna que contém a fase estacionária.
A cromatografia tem inúmeras aplicações em campos biológicos e químicos. É amplamente utilizado em pesquisas bioquímicas para a separação e identificação de compostos químicos de origem biológica. Na indústria de petróleo, a técnica é empregada para analisar misturas complexas de hidrocarbonetos.
Como organizar jóias para venda?
Como são as narrativas dos quadrinhos que você leu?
Como organizar um arraial em família?
Como são as pessoas da Filipinas?
Como preparar um casamento pequeno?
Como são as escolas nos dias atuais?
Como são as pessoas de Libra no amor?
Qual a personalidade do signo de Gêmeos?
Qual a principal festa da China?
Qual o problema de ser intensa?
Como saber o número da carteirinha do Bradesco Dental?
Como saber qual é o meu inferno astral?
Quantas toalhas de banho posso lavar na máquina de 10kg?