Isso é a compreensão de si mesmo e a compreensão de que o espelho é uma ferramento para se enxergar. Os golfinhos compartilham essa capacidade de se reconhecer com poucos animais: os elefantes e os chimpanzés são capazes de fazer isso. Mas a grande maioria - incluindo aí cachorros e outros macacos - não é capaz.
Os elefantes têm a capacidade de reconhecer sua própria imagem no espelho, de acordo com um estudo americano. Até agora, esse tipo de reação só tinha sido observada em seres humanos, nos grandes primatas e nos golfinhos nariz-de-garrafa.
Experimentos já provaram que os micos-leões, por exemplo, não se identificam. Um estudo feito em 2001 mostrou que os golfinhos, que estão entre os animais mais inteligentes do mundo, também sabem para que serve um espelho.
Os cães podem, sim, se olhar no espelho e ver a imagem refletida, porém não possuem a capacidade de se reconhecer. Um cão em frente ao espelho tem a impressão de que há outro cão a sua frente e muitos deles podem atacar, latir ou simplesmente se esconder da própria imagem.
Os cães e gatos não têm capacidade de reconhecer a própria imagem no espelho e essa característica não está restrita apenas para eles. Poucas espécies se reconhecem diante de um espelho.
34 curiosidades que você vai gostar
Assim, como o comportamento dos cães depende da maneira como eles percebem o mundo, o olfato passa a ser o principal meio de “enxergarem”, inclusive a si próprios. Exatamente por isso um cão não consegue se reconhecer diante de um espelho.
O que passa na cabeça de um cão ou gato se vendo no espelho
Em primeira instância, por imaginar ser “outro animal” no espelho, eles esperam uma resposta do “outro animal” refletido, porém, como o “outro animal” não tem cheiro, eles se sentem confusos e continuam a latir e miar esperando alguma reação. Sem chances!
Embora poucos saibam, muitos cães não veem com bons olhos o contato visual, interpretando esse comportamento como uma atitude ameaçadora e dominante por parte daquele que o olha. Uma vez que seu cachorro tenha se acostumado, não há mais problema. No entanto, se ele não te conhece, pode agir agressivamente.
Na verdade, o peludinho vai atrás do dono e encara-o para ganhar qualquer tipo de recompensa, desde uma palavra cheia de amor, uma brincadeira, um carinho, até um passeio. Há também a possibilidade de que ele esteja buscando alguma atenção ou que esteja aguardando instruções, caso seja treinado constantemente.
O que dizer na hora de entregar um currículo?
Como cuidar de uma poinsettia?
Como pedir um presente para o amante?
Como entender a passagem do tempo?
Como pendurar um espelho pesado na parede?
Como perder a vergonha de fazer exercícios na academia?
É preciso emagrecer para ganhar massa muscular?
Como perder a timidez na hora de ficar com alguém?
Como perder a vergonha com o Crush?
Quantas calorias para perder 1kg de gordura?
Quando uma pessoa pode ser considerada viciada em exercícios?
O que fazer para tirar o apetite?
Como fazer o papagaio vir na sua mão?
O que fazer para se tornar um trader?