Quais são as restrições legais ao contrato de doação?

Pergunta de Soraia Matilde de Pires em 30-05-2022
(1 votos)

O artigo 548 do Código Civil considera nula a doação de todos os bens sem reserva legal, ou renda suficiente para a subsistência do doador. Não haverá restrição se este tiver alguma fonte de renda ou reservar para si o usufruto dos referidos bens, ou de parte deles.

O que não pode ser objeto de doação?

Art. 943. A doação entre vivos somente não poderá ter por objeto outros bens que não os atuais do doador; se tiver por objeto bens futuros, será nula em relação a estes. Devem ser entendidos como bens futuros aqueles que não estão ainda sob a propriedade do doador, mas cuja aquisição este se propõe a efetuar.


Quais são restrições legais à doação explique?

É vedada pois o doador fica sem nenhuma fonte de renda o subsistência. Não haverá restrição se o donatário reservar alguma fonte de renda ou bens para si. Art. 548, CC: É nula a doação de todos os bens de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador.

É válido o contrato de doação?

A doação é contrato gratuito ou benéfico (não oneroso), pois atribui vantagens apenas para o donatário e encargos para o doador. Envolve uma liberalidade do doador, que pratica o ato norteado pela intenção de beneficiar o donatário.

O que não pode faltar no contrato de doação?

O contrato de doação exige gratuidade na obrigação de transferir um bem, sem recompensa material, ou seja, o doador deve ter vontade de enriquecer o donatário, a custas próprias. Se lhe falta este propósito, o contrato não será de doação.

contrato de doação - parte 12- restrições legais


45 curiosidades que você vai gostar

Quais são os elementos básicos do contrato de doação?

No contrato de doação, temos dois elementos: o subjetivo, que é a manifestação de vontade de efetuar liberalidade (animus donandi); e o elemento objetivo, que é a diminuição do patrimônio do doador, agregado ao ânimo de doar.

São elementos essenciais do contrato de doação?

São elementos essenciais ao ato da doação: - Gratuidade. - Aceitação do benefício por parte do donatário (consentimento). - Transferência de bens ou vantagens do patrimônio do doador ao patrimônio do donatário.

Como funciona o contrato de doação?

A doação de bens é um contrato em que uma pessoa transfere o seu patrimônio para outra, sem pleitear nenhum pagamento em troca. No entanto, a liberalidade pode ser exercida com algum encargo, por exemplo, a transferência de uma residência desde que o beneficiado utilize a propriedade para filantropia.

Em que situações a doação pode ser revogada?

Conforme previsto no texto legal, o doador pode revogar a doação, nessas hipóteses, nos casos em que o donatário atenta contra a vida dele, doador, ou comete crime de homicídio doloso contra ele; ou, se comete contra o doador ofensa física; ou, se o injuriar gravemente ou o caluniar; ou, por último, se, podendo prestar ...



Outras questões

Como pode dizer que ama a Deus a quem não vê?

Qual a data de nascimento de São Pedro?

Pode podar palmeira de vaso?

Como podar ravenala de jardim?

Como iniciar uma conversa no WhatsApp?

Como registrar a autoria de um texto?

Como provar por Induçao?

Como provar que os triângulos são congruentes?

Quem trabalha com solda e o quê?

Como provar o nosso amor?

Quem é Sama na Bíblia?

Porque o nome da cidade de Jaraguá do Sul?

Quais são os diferentes maneiras de proteger uma pasta de trabalho no Excel?

Como comprovar horas de sobreaviso?

Como se chamam os profissionais que trabalham no garimpo?

Como estimular o diálogo em um relacionamento?

Como proteger desenho industrial?

Como se chama o profissional que trabalha com ar condicionado?

Qual o laudo necessário para caracterizar ou descaracterizar a aposentadoria especial?

É um tipo de vírus cujo o hospedeiro e uma bactéria?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com